É um duelo entre duas equipas que sorriram na primeira jornada que vai acontecer, na tarde desta sexta-feira, no Estádio São Miguel, em Ponta Delgada. Santa Clara e FC Porto dão o pontapé de saída na segunda jornada da I Liga.
Num embate entre dois dos sete vencedores da primeira ronda do campeonato nacional, o FC Porto volta a viajar para um dos arquipélagos nacionais para tentar seguimento ao que foi a estreia vitoriosa em casa diante do Gil Vicente, por 3-0.
Já o Santa Clara, de regresso ao primeiro escalão do futebol nacional, entrou na I Liga com uma goleada na Amoreia ante o Estoril (4-1) e procurará tentar conquistar pontos frente aos azuis e brancos, tal como aconteceu no último jogo entre as duas equipas a contar para a I Liga, Em 2022/23, o FC Porto empatou com os açorianos (1-1).
O duelo desta sexta-feira entre o Santa Clara e o FC Porto tem apito inicial agendado para as 16h00 (17h00, hora de Portugal Continental) e será ajuizado por Fábio Veríssimo, árbitro da Associação de Futebol de Leiria.
Treinadores em discurso direto
Vasco Matos:
Adversário: "O FC Porto é sempre uma equipa forte. Têm jogadores de muita qualidade individual e o seu coletivo também é muito forte, já com dinâmicas bem trabalhadas. Por isso, não esperamos facilidades. Temos de olhar para nós. Temos de ser extremamente competitivos, rigorosos e com muita ambição."
Imagem: "Queremos ser dominadores no jogo com bola. Queremos defender o adversário com bola. Queremos ter bola e criar muitas situações. Obviamente que o jogo depois vai ditar coisas muito diferentes ao longo dos momentos. Temos de nos preparar para a nossa organização."
Mudanças no FC Porto: "Não podemos esquecer o trabalho realizado pelo seu antigo treinador, Sérgio Conceição, que fez um excelente trabalho ao longo dos últimos anos. É o treinador mais titulado da história do FC Porto. Este FC Porto ainda tem o selo de qualidade do seu trabalho."
Vítor Bruno:
Estratégia frente ao Santa Clara: "Muitas vezes o segredo passa por nos adaptarmos ao que o jogo pede. Há jogos em que em dois toques chegamos à baliza e outros não. Temos de adequar ao que o jogo está a pedir. Os jogadores percebem que temos de competir. É um ponto de ordem. Cada minuto, cada segundo, será sempre tudo no máximo. Nos Açores é sempre difícil. Nos últimos quaro jogos, ganhámos dois. Eles tiveram a melhor defesa da II Liga. Temos de estar concentrados".
Alertas meteorológicos nos Açores: "Independentemente das condições, teremos de ir a jogo e adaptarmo-nos ao que o jogo está a pedir. Se é com sol, se é com chuva, se é com vento... Já no ano passado houve aquela situação da Taça de Portugal. Há que garantir a segurança de quem está lá dentro. Até aí, enquanto o jogo puder andar, nós lá estaremos para dar o corpo".
Desejo de reforços: "Em termos numéricos, o presidente sabe qual é a minha expectativa. Não gosto de ter plantéis alongados. Há ainda a relação com a equipa B e a comunicação com o João Brandão tem sido fundamental. Reforços? Vamos ver... Temos aqui dentro muitas soluções. Às vezes olhamos muito para fora, se é o alvo certo ou não. Temos alvos sinalizados. Temos de olhar para a capacidade do clube a nível de engenharia financeira. Há uma partilha absoluta entre administração e equipa técnica. A partir daí, atacamos o mercado em função do que é possível".
Últimos resultados
Santa Clara: V-V-V-V-V
FC Porto: V-V-V-V-V
Últimos onzes
Santa Clara: Gabriel Batista, Sidney Lima, Frederico Venâncio, Alysson , Lucas Soares, Adriano Firmino, Pedro Ferreira, MT, Vinícius Lopes, Alisson Safira, Gabriel Silva.
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde , Zé Pedro, Wenderson Galeno, Stephen Eustáquio, Alan Varela, Gonçalo Borges, Nico González, Iván Jaime, Danny Namaso.
Ausências
Santa Clara: Pedro Pacheco (lesão).
FC Porto: Zaidu, Marcano e Francisco Conceição (lesão).
Leia Também: EM DIRETO: Siga a antevisão de Vítor Bruno ao jogo frente ao Santa Clara
Leia Também: "Não podemos esquecer o trabalho realizado por Sérgio Conceição"