Carlo Ancelotti anunciou, esta segunda-feira, os convocados do Brasil, para os jogos de qualificação para o Mundial'2026, organizado por Estados Unidos da América, México e Canáda.
A lista conta com várias novidades e ausências importantes. Neymar, avançado do Santos, volta a ficar fora dos eleitos devido a um problema muscular.
"Neymar não está, ele teve um pequeno problema na última semana. Não precisamos de testá-lo, todo o mundo conhece o Neymar, desde o staff técnico, os companheiros e os adeptos do Brasil. Como todos os outros, Neymar tem de estar numa boa condição física para ajudar a seleção nacional a fazer as coisas bem no Mundial. Esses dois jogos são os últimos da qualificação, então precisamos de terminar bem esta etapa", justificou o italiano Carlo Ancelotti, ex-Real Madrid, aproveitando para deixar um 'recado' ao camisola 10, melhor marcador da história do Brasil, com 79 golos:
"Um critério muito importante é o aspecto físico. Jogador que joga pela seleção tem de estar 100% na sua condição física, esse é um critério muito importante para nós. Em qualquer posição há muita concorrência. Laterais, médios, extremos... Se o jogador não está 100%, posso sem problemas chamar outro."
A última vez que Neymar defendeu a seleção brasileira foi em outubro de 2023, quando sofreu uma grave lesão num joelho, numa partida contra o Uruguai.
Surpresa no ataque
Kaio Jorge, liderado por Leonardo Jardim no Cruzeiro, é a principal surpresa no ataque da seleção pentacampeã mundial, que 'poupou' nomes como Vinícius Júnior ou Rodrygo, dupla atacante do Real Madrid.
Em 2025, Kaio Jorge marcou 17 golos em 29 partidas pelo vice-líder do Brasileirão.
Ederson ausente
Na baliza, Bento, companheiro de equipa de Cristiano Ronaldo nos sauditas do Al Nassr, voltou a ser selecionado para compor o lote de guarda-redes, juntamente com Alisson e Hugo Souza, ex-Chaves. Ederson, ex-Benfica, ainda não tem o futuro definido nos ingleses do Manchester City e essa situação acabou por ser prejudicial. Ainda não somou qualquer minuto em 2025/26, tendo sido associado ao Galatasaray.
Confira a lista de convocados.
CONVOCADOS!
— brasil (@CBF_Futebol) August 25, 2025
O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista dos jogadores convocados para os jogos nos dias 4 e 9 de setembro contra Chile, no Maracanã, e Bolívia, em El Alto.
ISSO É BRASIL! 🇧🇷 pic.twitter.com/2CC0oDTypL
O Brasil recebe o Chile, dia 4 de setembro, no Maracanã. Cinco dias depois, os canarinhos encerram a sua campanha na fase de qualificação, com um exigente deslocação, a mais de 4.100 metros de altitude de El Alto, no terreno da Bolívia.
Neste momento, Brasil, Equador e a campeã mundial Argentina têm passagem assegurada para a próxima edição do Campeonato do Mundo.
Leia Também: Gravenberch dá um valente pontapé na monotonia no Newcastle-Liverpool
Leia Também: Jovem promessa do Benfica termina ligação onze anos depois