Powered bySolverde
Disclaimer

Paris'2024: Japão recupera ouro "perdido" em casa na artística masculina

O Japão levou hoje a melhor sobre a China no concurso olímpico de ginástica artística masculina por equipas, após uma final emocionante, que lhe permitiu aumentar para oito o recorde de títulos olímpicos.

Paris 2024 Olympic Games  Artistic Gymnastics

© Lusa

Lusa
29/07/2024 21:39 ‧ 29/07/2024 por Lusa

Desporto

Jogos Olímpicos

A Arena Bercy foi hoje o palco para a 'luta' que há décadas envolve as duas nações asiáticas, agora sem a intromissão da Rússia, vencedora do concurso em Tóquio2020, e ausente de Paris2024 na sequência da invasão à Ucrânia, que esteve entre as finalistas da prova.

 

A final, que permitiu aos nipónicos ampliarem para oito o recorde de títulos olímpicos, acabou por ser decidida na barra fixa, onde dois erros de Weide Su, aliados a uma grande exibição de Daiki Hashimoto, campeão olímpico e mundial do aparelho, fizeram a China perder a vantagem que a mantinha na frente.

O Japão fechou o concurso com 259,594 pontos, com uma vantagem de apenas 0,532 de China, que se foi a equipa mais bem classificada na qualificação para a final, e a 1,801 dos Estados Unidos,

Numa final de desfecho incerto, na qual os chineses sonhavam com um título que lhes foge desde 2012, os japoneses ocupavam a quarta posição quando faltavam dois aparelhos, numa altura em que os ucranianos, que acabaram no quarto posto, eram segundos.

Com cinco dos seis aparelhos disputados, os chineses só precisavam de concluir os exercícios sem erros para garantir o título, que acabou por fugir na barra, onde Hashimoto esteve imparável e deu boas indicações para arevalidação do título no concurso completo ('all-around').

Hashimoto - que no primeiro exercício do dia não esteve bem no cavalo com arções - e os seus compatriotas Kazuma Kaya, Shinnosuke Oka, Takaaki Sugino e Wataru Tanigawa foram os protagonistas da recuperação do título que os nipónicos não conseguiram revalidar em casa, depois de terem sido campeões no Rio2016.

Os Estados Unidos voltaram ao pódio olímpico, o que não acontecia desde os Jogos Pequim2008, quando também foram bronze.

Leia Também: Paris'2024: O'Callaghan bate recordista Ariarne Titmus e vence 200 livres

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

William Gomes estreou-se a marcar pelo FC Porto e deixa promessa

FC Porto

William Gomes estreou-se a marcar pelo FC Porto e deixa promessa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

MotoGP e Miguel Oliveira voltam à ação. Horários do GP dos Países Baixos

MotoGP

MotoGP e Miguel Oliveira voltam à ação. Horários do GP dos Países Baixos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas