Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

Sporting tenta a 'dobradinha', FC Porto procura salvar a época

O Sporting procura no domingo, na final da Taça de Portugal de futebol, alcançar a sétima 'dobradinha' da sua história, enquanto o FC Porto tenta acabar a época com um título, numa partida que promete ser de despedidas.

Sporting tenta a 'dobradinha', FC Porto procura salvar a época
Notícias ao Minuto

09:12 - 24/05/24 por Lusa

Desporto Taça de Portugal

O histórico Estádio Nacional, no Jamor, poderá ser o palco do último jogo de Rúben Amorim com treinador do Sporting, apesar das muitas 'promessas' que já foram feitas sobre a sua continuidade, acontecendo o mesmo com Sérgio Conceição no FC Porto, após sete épocas no comando dos 'dragões'.

Já no relvado, a mesma situação pode acontecer com o sueco Viktor Gyokeres, avançado dos 'leões' e grande sensação da temporada, com o iraniano Taremi, do lado do FC Porto, a rumar, à partida, ao futebol italiano.

Os dois emblemas históricos portugueses vão entrar em campo a viver um momento bem distinto, com o Sporting, após festejar a conquistar da I Liga, a poder fazer a sétima 'dobradinha', a primeira desde 2001/02, na altura sob o comando do romeno László Boloni.

Já o FC Porto vai tentar no Jamor 'salvar' a época depois de ter falhado o campeonato pelo segundo ano seguido, com Sérgio Conceição a tentar tornar-se apenas no terceiro treinador a conquistar quatro Taças de Portugal e juntar-se aos históricos Otto Glória (três com o Benfica e uma com o Belenenses) e José Maria Pedroto (duas com o FC Porto e duas com o Boavista).

Os 'dragões' podem chegar à 20.ª Taça de Portugal da sua história, terceira seguida e quarta nas últimas cinco épocas, com os 'leões' a tentarem 18.ª, a primeira desde 2018/19, alcançada precisamente numa final com o FC Porto, em que os lisboetas venceram no desempate por grandes penalidades.

Na equipa do Sporting, parte das atenções vão estar viradas para o guarda-redes Diogo Pinto, que será titular no Estádio Nacional, devido às lesões do espanhol Adán e o uruguaio Franco Israel.

O guardião de 19 anos fez os dois últimos jogos do Sporting na I Liga e deixou a baliza a zero.

O moçambicano Geny Catamo, que já foi determinante esta época ao marcar um 'bis' perante o Benfica, está recuperado e poderá ser aposta de Amorim para a ala direita.

No FC Porto, Conceição tem praticamente toda a equipa disponível, tirando o central Marcano e o lateral Zaidu, a passarem por longas paragens, com o capitão Pepe a ser a principal dúvida.

Francisco Conceição tem sido a principal figura dos 'dragões', situação que levou mesmo à sua chamada por Portugal para o Euro2024.

A final da Taça de Portugal está agendada para as 17:15 e terá arbitragem de Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório