O Tribunal Arbitral do Desporto anulou a decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, relativa a alegados incidentes entre adeptos durante o Benfica-Sporting, no Estádio da Luz, a 12 de novembro de 2023. Fica sem efeito uma multa de 6.324 euros.
Em causa estava um vídeo em que adeptos do Benfica aparentam retirar um cachecol a uma adepta sportinguista nas bancadas do Estádio da Luz. Terá sido, depois, agredida.
Na decisão do TAD, é dito que nenhuma entidade oficial viu o sucedido. "Não é possível garantir a sequência de acontecimentos e que tenha de facto existido qualquer agressão e muito menos que as fotos correspondam às mesmas pessoas", pode ler-se no comunicado.
"Mais, nem a adepta estava sentida no qualquer lugar da bancada, antes estava nas escadas de acesso aos lugares de bancada, local que, como se sabe, não é permitida a presença de espectadores por questões de segurança. Fica provado que nem os delegados da Liga nem as forças de segurança presentes no jogo presenciaram aos factos constante no vídeo", continua o TAD.
"Pode-se questionar se retirar um cachecol do pescoço de outrem será considerado uma conduta lesiva da integridade física. Abstratamente é evidente que sim. No caso em concreto não existindo qualquer prova que mais
consubstancie os factos que são apontados à Demandante não vemos ser possível de assentar em qualquer facto passível de preencher o tipo objetivo da infração em causa", fundamenta o tribunal, justificando finalmente a anulação da condenação e uma multa de mais de 6 mil euros.
Leia Também: Oficial: Benfica 'amarra' mais um jovem da formação
Leia Também: Schjelderup estreia-se na seleção norueguesa antes do regresso ao Benfica