Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 25º

"Renovação de Pepe? Tem condições para jogar. Ele é um monstro do treino"

Carlos Chaínho, antigo colega de Pepe e ex-jogador do FC Porto, falou em exclusivo com o Desporto ao Minuto sobre o futuro do defesa internacional português, em vésperas da final da Taça de Portugal e do Euro'2024.

"Renovação de Pepe? Tem condições para jogar. Ele é um monstro do treino"
Notícias ao Minuto

07:44 - 22/05/24 por David Silva

Desporto Exclusivo

Pepe vai para o quinto europeu da carreira. O luso-brasileiro foi chamado por Roberto Martínez à seleção nacional portuguesa para o Euro'2024, disputado na Alemanha, alcançando um feito que muito poucos conseguiram (já Cristiano Ronaldo bate mais um recorde, com a sexta presença). 

Aos 41 anos, o capitão do FC Porto vê recompensada uma época em que esteve a bom nível, mas com alguns problemas físicos. Pepe falhou o Clássico, com o Sporting, em final de abril, e está desde então a fazer tratamento a uma lesão do tendão de aquiles do pé direito. O último encontro disputado pelo defesa foi a 21 de abril. 

A chamada para a seleção portuguesa não surpreende Carlos Chaínho, antigo futebolista do FC Porto e ex-colega de Pepe. "Acho que, por aquilo que tem vindo a fazer, o Pepe era daqueles ia estar na lista dos 26. Acho que merece ser aposta na seleção, como o Martínez falou, aquilo que é legítimo. Fez por isso, está em forma, acho que é uma chamada normal", afirmou em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto.

Mas, ainda antes do Europeu, Pepe tem mais um troféu em disputa. O FC Porto joga com o Sporting, no próximo domingo, na final da Taça de Portugal.  "Depende de como estiver, teve alguns problemas físicos. Mas houve alturas em que perdeu um ou dois jogos por lesão, não podia jogar e apareceu como novo.  Não é por aí. Seria essencial ter o Pepe, o FC Porto ficava mais perto de ganhar. É uma final muito difícil. O Sporting quer fazer a dobradinha, é muito capaz disso", analisou o antigo médio.  

Renovação, retirada ou Arábia Saudita? Futuro é incerto

Contudo, o futuro do homem que foi internacional português por 136 ocasiões é incerto. Acaba contrato com o FC Porto no final do mês de junho, estando livre para assinar por qualquer clube. Em alternativa, pode colocar um ponto final na carreira após o Europeu. A renovação com o FC Porto, diz Carlos Chaínho, seria bem-vinda, mesmo depois da mudança na direção do clube, com a entrada de André Villas-Boas. 

"O Pepe é um ativo do FC Porto, atenção. São situações normais do futebol [eleição de AVB], o Pepe é jogador do FC Porto, devido às suas condições e o facto de ser chamado a seleção nacional, é um elemento que ajuda. Agora, é sentarem-se para ver qual é intenção do Pepe, aquilo que ele quer para o futuro dele, e aquilo que a direção quer. Em termos de performance, de qualidade, acho que é assente que o Pepe pode fazer mais um ano. Isso é algo notório. Se fosse quatro ou cinco anos seria diferente."

Mesmo os recentes problemas físicos não são impeditivos. "Acho que tem condições para jogar, ele é um monstro do treino. E, hoje em dia, as coisas são diferentes. O Pepe fez um campeonato notável. Tanto na seleção como na Liga dos Campeões. É uma situação que é fácil de resolver entre as partes. Acima de tudo, acho que o Pepe não é um problema no processo, é uma solução. Pelo menos, é aquilo que eu vejo", diz Chaínho.

Chaínho, de 49 anos, recordou ainda passagem pelo Marítimo, ao lado de Pepe, em 2003/04, antes da transferência para o FC Porto. "Tive a sorte de ver o Pepe várias vezes e cruzar-me com ele. Ainda está em grande forma. Não é por acaso que foi convocado para o Europeu. Sobre o plantel, vamos ver qual é a situação da nova época. Acho que isto está na mão de ambas as partes. Se me perguntar se o Pepe tem condições de jogar? Claro que tem", afirma. 

Carlos Chaínho termina lembrando que, apesar de Pepe ter tido a época com mais vermelhos ao serviço do FC Porto (três), ele que tantas vezes é acusado de excesso de agressividade, deve-se olhar para "aquilo que ele produz", sendo "fundamental", tanto na seleção como no clube. 

Leia Também: Nani fala do futuro e aponta para Pepe e Cristiano Ronaldo: "A idade..."

Leia Também: Pepê junta-se a colegas do FC Porto na lista do Brasil para Copa América

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório