Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 23º

Comité Paralímpico prevê comitiva de 22 a 25 atletas nos Jogos Olímpicos

O presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), José Lourenço, afirmou hoje que Portugal deverá estar representado por 22 a 25 atletas, de oito modalidades, nos Jogos Paralímpicos Paris2024, número inferior ao apresentado em Tóquio.

Comité Paralímpico prevê comitiva de 22 a 25 atletas nos Jogos Olímpicos
Notícias ao Minuto

16:20 - 03/05/24 por Lusa

Desporto Jogos Olímpicos

"Ainda não temos todas modalidades fechadas (...), mas acredito que estaremos representados em oito modalidades, por 22 a 25 atletas", afirmou o presidente do CPP, à margem apresentação do livro "O Direito ao Desporto dos Cidadãos com Deficiência", de Alexandre Miguel Mestre.

José Lourenço afirmou que a comitiva será inferior à apresentada nos Jogos Tóquio2020, nos quais Portugal marcou presença com 33 atletas e somou duas medalhas.

"Vamos ter menos atletas do que tivemos em Tóquio, onde estiveram 33, e onde a média de idades rondou os 36 anos", afirmou o líder do CPP, alertando para a necessidade de renovação.

José Lourenço considerou "essencial e urgente levar mais pessoas com deficiência para a prática desportiva" e voltou a afirmar: "Se não aparecerem novos talentos, o que em quatro anos não é muito fácil, nos Jogos Los Angeles2028 vamos ter representação residual".

O responsável defendeu, mais uma vez, a necessidade de mudar "o paradigma cultural, de chegar às famílias e dizer-lhes que as pessoas com deficiência podem e devem praticar desporto".

Portugal, que somou nos Jogos Tóquio2020 a sua 11.ª participação em Jogos Paralímpicos, a 10.ª consecutiva, tem no palmarés 25 medalhas de ouro, 30 de prata e 39 de bronze.

A pouco mais de 100 dias dos Jogos Paralímpicos Paris2024, que se disputam de 28 de agosto a 08 de setembro, Portugal tem asseguradas 15 vagas: quatro no atletismo, quatro na natação, três no boccia, duas na canoagem, uma no ciclismo e uma no badminton.

Na qualificação para os Jogos Paralímpicos, as vagas asseguradas são não nominais e serão atribuídas aos atletas mediante critérios de seleção definidos por cada uma das federações de modalidade, em articulação com o CPP.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório