Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

'Vendaval' de Trincão ajuda Sporting a 'abocanhar' Gil rumo ao título

Leões resolveram o encontro em 45 minutos e somaram a sexta vitória consecutiva na I Liga, deixando o Benfica provisoriamente a sete pontos. Segue-se viagem até Famalicão.

'Vendaval' de Trincão ajuda Sporting a 'abocanhar' Gil rumo ao título
Notícias ao Minuto

22:04 - 12/04/24 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

Houve 'chuva' de golos em Barcelos. O Sporting deslocou-se ao norte do país e goleou, esta sexta-feira, na visita ao Gil Vicente, por 4-0, em jogo que abriu a 29.ª jornada da I Liga.

Um bis de Trincão, outro de Diomandé e um autogolo de Andrew colocaram os leões com uma vantagem expressiva no recolher para os balneários e um passo mais perto do título de campeão nacional. O encontro foi resolvido na primeira parte e deu para Amorim poupar jogadores para o próximo encontro no campeonato.

Filme do jogo:

Para esta primeira partida da semana no Minho - segue-se um duelo com o Famalicão na próxima terça-feira - Rúben Amorim procedeu a várias alterações em relação à equipa inicial que venceu o dérbi diante do Benfica. Na defesa, St. Juste e Coates ficaram no banco e foram rendidos por Eduardo Quaresma e Diomande. Já Daniel Bragança ocupou o lugar do castigado Hjulmand, ao passo que Ricardo Esgaio entrou para o lugar do lesionado Matheus Reis.

E nem passaram dez minutos para que o marcador funcionasse pela primeira vez no Estádio Cidade de Barcelos. Após um remate ao poste por parte de Morita, a defesa do Gil Vicente afastou a bola. Francisco Trincão recuperou o esférico e, com um remate de fora da área, assinou o primeiro golo do encontro aos oito minutos.

Sem dó nem piedade, o Sporting dominou por completo a primeira parte em Barcelos e chegou ao segundo da partida aos 12 minutos. Na sequência de um pontapé de canto batido de forma curta, Pedro Gonçalves cruzou para a área e Diomande atirou a contar de cabeça. E como não há duas sem três, houve novo festejo lisboeta em Barcelos.

Depois de Andrew, que foi a jogo mesmo após saber da morte da própria mãe, defender um remate fortíssimo de Pedro Gonçalves, Daniel Bragança, hoje promovido a capitão de equipa na ausência de Coates, esteve na origem do terceiro golo em Barcelos. O médio desmarcou Trincão, este tirou o guardião gilista da frente e bisou no encontro (31').

Mas não há três sem quatro e a goleada chegou aos 38 minutos. Depois de um cruzamento da esquerda de Pote, Gyokeres apareceu a cabecear na pequena área. A bola bateu na trave e, depois, nas costas de Andrew. Azarado, o brasileiro acabou por colocar a bola na própria baliza.

A precisar de 'estancar' esta sangria de golos do Sporting, Carlos Cunha fez uma tripla alteração ao intervalo e, a bem da verdade, o Gil Vicente apresentou-se mais estável para a segunda parte. Foi, aliás, dos barcelenses a primeira ocasião de perigo do segundo tempo. Félix Correia fez um passe a 'rasgar', mas Depú chegou atrasado para o desvio final. Pouco depois, o mesmo angolano cabeceou para uma boa defesa de Franco Israel.

Pelo meio deste encontro, e ao minuto 65, um pequeno incêndio numa zona da bancada nascente obrigou à retirada dos adeptos do local durante cerca de 15 minutos. Os bombeiros foram chamados a apagar as chamas e os adeptos regressaram aos seus locais.

Rúben Amorim também aproveitou também para rodar o plantel tendo em vista a visita de terça-feira a Famalicão e chamou a jogo o espanhol Fresneda, que não jogava para a I Liga desde o passado dia 3 de setembro, quando o Sporting empatou em Braga. Como seria de esperar, os leões baixaram o ritmo de jogo e quase não criaram ocasiões. Destaque apenas para uma jogada ao minuto 76, quando Gyokres, com Paulinho completamente solto, partiu para o lance individual e acabou desarmado por Gabriel Pereira.

O Sporting foi controlando as incidências da partida até ao apito final de Manuel Oliveira e assegurou com tranquilidade a sexta vitória seguida na I Liga. Já o Gil Vicente averbou a quarta derrota seguida na prova - e sétimo jogo consecutivo sem vencer - e leva para casa um pesado desaire que já aconteceu sob o olhar atento do novo treinador.

Com este resultado, o Sporting segura a liderança da I Liga com 74 pontos, contado agora, de forma provisória, com sete pontos de vantagem sobre o segundo classificado Benfica. O Gil Vicente é o 14.º classificado com 28 pontos.

Momento do jogo: Se dúvidas ainda existissem quanto ao resultado final, Francisco Trincão colocou um ponto final nelas com o bis em cima da meia hora de jogo.

Equipas iniciais

Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Kiko Pereira, Mory Gbane, Pedro Tiba, Murilo Souza, Martim Neto, Dominguez e Depú.

Suplentes: Brian, Alipour, Fujimoto, Roan, Buta, Buatu, Alex Pinto, Félix Correia e Miro.

Sporting: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Diomande, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Daniel Bragança, Geny Catamo, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves.

Suplentes: Diogo Pinto, St. Juste, Coates, Edwards, Luís Neto, Paulinho, Fresneda, Rafael Pontelo e Koendredi.

Antevisão

O Sporting pode dar um passo de gigante rumo ao título de campeão nacional se vencer, na noite desta sexta-feira, na visita ao 'aflito' Gil Vicente, na abertura da 29.ª jornada da I Liga. Em caso de triunfo, os leões somam a sexta vitória seguida.
 
Depois da vitória tardia no dérbi contra o Benfica na última ronda, os leões aumentaram para quatro os pontos de vantagem sobre o campeão Benfica, que ocupa o segundo lugar da prova, tendo ainda um jogo em atraso, com o Famalicão.

A formação de Alvalade, que dentro dia dias pode ter sete pontos de vantagem sobre o mais direto perseguidor, vai defrontar uma equipa numa posição delicada, no 14.º lugar, dois pontos acima da 'zona vermelha' da classificação. Os 'galos' não vencem na na prova há seis partidas e perderam as três últimas.

A má fase do conjunto de Barcelos levou a direção do clube minhoto a despedir o treinador Vítor Campelos. Carlos Cunha, treinador que estava nos sub-23, assumiu a equipa de forma interina, antes da mais do que provável chegada de Tozé Marreco.

Apesar do registo cem por cento vitorioso em Alvalade, os verde e brancos têm revelado algumas dificuldades na condição de visitante, na qual já deixou escapar 10 pontos. Será, por isso, um duelo complicado para as cores de Rúben Amorim.

O duelo entre Gil Vicente e Sporting tem início agendado para as 20h15 desta sexta-feira no Estádio Cidade de Barcelos, será ajuizado por Manuel Oliveira, da AF Porto, e poderá segui-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Gil Vicente-Sporting: Leão 'canta de galo' contra equipa em modo aflito?

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório