Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

Gil Vicente-Sporting: Leão 'canta de galo' contra equipa em modo aflito?

Verde e brancos rumam a Barcelos para o primeiro de dois duelos no Minho em poucos dias. Do outro lado está uma equipa à procura de um novo rumo na parte debaixo da tabela.

Gil Vicente-Sporting: Leão 'canta de galo' contra equipa em modo aflito?
Notícias ao Minuto

07:22 - 12/04/24 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

O Sporting pode dar um passo de gigante rumo ao título de campeão nacional se vencer, na noite desta sexta-feira, na visita ao 'aflito' Gil Vicente, na abertura da 29.ª jornada da I Liga.

Depois da vitória tardia no dérbi contra o Benfica na última ronda, os leões aumentaram para quatro os pontos de vantagem sobre o campeão Benfica, que ocupa o segundo lugar da prova, tendo ainda um jogo em atraso, com o Famalicão.

A formação de Alvalade, que dentro dia dias pode ter sete pontos de vantagem sobre o mais direto perseguidor, vai defrontar uma equipa numa posição delicada, no 14.º lugar, dois pontos acima da 'zona vermelha' da classificação. Os 'galos' não vencem na na prova há seis partidas e perderam as três últimas.

A má fase do conjunto de Barcelos levou a direção do clube minhoto a despedir o treinador Vítor Campelos. Carlos Cunha, treinador que estava nos sub-23, assumiu a equipa de forma interina, antes da mais do que provável chegada de Tozé Marreco.

Apesar do registo cem por cento vitorioso em Alvalade, os verde e brancos têm revelado algumas dificuldades na condição de visitante, na qual já deixou escapar 10 pontos. Será, por isso, um duelo complicado para as cores de Rúben Amorim.

O duelo entre Gil Vicente e Sporting tem início agendado para as 20h15 desta sexta-feira no Estádio Cidade de Barcelos e será ajuizado por Manuel Oliveira, da AF Porto.

Treinadores em discurso direto

Carlos Cunha:

Mudança de treinador: "Não podemos meter a cabeça na areia e dizer que nada aconteceu. Mas, a equipa está preparada e tem de olhar para este jogo como uma oportunidade de se mostrar e valorizar, e não como um momento de tensão."

Dias anormais: "Não foi uma semana normal, e o que aconteceu não passou ao lado dos jogadores. Tentamos dar conforto e confiança. Com a boa base que o Vítor [Campelos] nos passou, sinto a equipa preparada. O que tentámos foi partilhar a nossas ideias sobre aquilo que este jogo vai requerer."

Adversário: "Como parar este Sporting é a questão do momento, e somos vários a tentar fazê-lo. É uma equipa que em todos os momentos é competente. Vamos guardar o que pretendemos fazer para tentar enganar o Rúben Amorim. Não vai ser fácil, mas compete-nos tentar."

Rúben Amorim:

Euforia após a vitória no dérbi: "Obviamente que, com o desenrolar do campeonato, acreditamos cada vez mais. Os jogadores ficaram muito felizes com o resultado. Tem influência o minuto do golo, o estádio... Fomos para dentro e o estádio ficou ainda com as pessoas lá dentro. Todos ficaram felizes com o resultado. Esta semana trabalhámos muito calmos e tranquilos. As pessoas acreditam cada vez mais, mas há muito a fazer. Não senti euforia nenhuma. Senti que todos querem jogar. Eles têm noção da dificuldade dos jogos que vêm aí. Não senti diferença para as próximas semanas. Fiquei desconfortável porque os porque ficaram muito felizes, mas foi só isso. Os jogadores estão como sempre os vi, confiantes, mas a pensar que os jogos são sempre muito difíceis."

Sporting continua a sofrer golos de bolas paradas: "Temos sofrido alguns golos de bola-parada, principalmente, livres. Nessa parte do jogo, somos das piores equipas, mas, depois, a nível europeu, somos das melhores equipas em termos ofensivos, principalmente, em cantos. É uma coisa que não liga com a outra. Temos de ser mais agressivos. Esta semana, tentámos melhorar a velocidade com que vamos para o posicionamento, acho que pode ajudar. Temos de aumentar a concentração e a agressividade, falar mais uns com os outros... Diria que, se olharmos para a percentagem, temos sofrido muitos golos de bola parada, e isso reflete-se. Temos as equipas a rematar menos contra a nossa equipa, mas sofremos mais golos. Temos de melhorar esse ponto. Não diria que é o calcanhar de Aquiles, vamos melhorar, mas é algo onde temos o nosso foco durante a semana, claramente."

Continua se for campeão: "O futuro é com o Gil Vicente. Não falo mais nisso, porque fazem sempre as mesmas perguntas. Entendo a dúvida, mas o objetivo é ganhar títulos. Depois, logo se vê (...). Não consigo garantir que ganhamos o campeonato, por isso, não consigo garantir que fico."

Últimos resultados

Gil Vicente: E-E-D-D-D

Sporting: D-V-V-E-V

Últimos onzes

Gil Vicente: Andrew Ventura, Alex Pinto, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Leonardo Buta, Pedro Tiba, Martim Neto, Murilo Souza, Kanya Fujimoto, Tidjany Touré, Depú.

Sporting: Franco Israel, Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Matheus Reis, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves.

Ausências

Gil Vicente: Tidjany Touré (castigo) e Afonso Moreira (lesionado);

Sporting: Antonio Adán (lesão); Hjulmand e Nuno Santos (castigo).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório