Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 24º

Federação espanhola anuncia data de eleições para a sucessão de Rubiales

O comissão de gestão da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que dirige o organismo interinamente desde a demissão de Luis Rubiales, convocou hoje eleições para 06 de maio, para eleger um novo presidente.

Federação espanhola anuncia data de eleições para a sucessão de Rubiales
Notícias ao Minuto

20:01 - 03/04/24 por Lusa

Desporto Federação espanhola

Pedro Rocha, que encabeça esta comissão, apresentou a sua demissão para poder apresentar-se como candidato às eleições em que é o grande favorito, segundo refere a imprensa espanhola, que aponta como sua principal concorrente Eva Parera, advogada e especialista em direito desportivo.

Luis Rubiales renunciou ao cargo em setembro de 2023, na sequência do escândalo de repercussões mundiais causado pelo beijo na boca à internacional Jenni Hermoso, após a vitória da 'roja' na final do Mundial feminino no mês anterior, em Sydney, na Austrália.

Durante a reunião de hoje, a comissão de gestão decidiu também "iniciar processos-crime contra todos aqueles que tenham causado danos económicos ou reputacionais a esta instituição", numa referência à investigação por alegada corrupção que atualmente abala a federação.

Vários ex-membros da RFEF, incluindo Luis Rubiales, estão a ser alvos de processos judiciais relacionados com irregularidades em contratos assinados pela federação nos últimos cinco anos.

Luis Rubiales, suspeito de corrupção, foi hoje detido pela polícia no aeroporto de Madrid, quando regressou a Espanha proveniente da República Dominicana, tendo sido mais tarde libertado.

Segundo fontes ligadas à investigação do caso, Rubiales, depois de detido esta manhã, foi levado para as instalações no aeroporto da Guarda Civil (força de segurança similar à Guarda Nacional Republicana portuguesa), onde foi identificado e notificado formalmente do processo.

O processo afeta supostas irregularidades nos contratos celebrados pela RFEF desde 2018, período em que o organismo esteve sob a presidência de Luis Rubiales e que inclui a realização da Supertaça espanhola de futebol na Arábia Saudita.

Rubiales negou as acusações de corrupção numa entrevista à televisão La Sexta que será integralmente transmitida hoje.

No seu comunicado de imprensa, a comissão de gestão especifica que autorizou uma auditoria ao período entre 2018 e 2023 para "ajudar a esclarecer todos os factos e levá-los a tribunal" e pôr fim a "um período turbulento que prejudicou gravemente a imagem de futebol espanhol".

Leia Também: Adeptos do Al Hilal pediram camisola a Rúben Neves e o português fez isto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório