Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Amorim 'imita' Boloni? Sporting persegue rivais em busca da 'dobradinha'

Leões foram os primeiros a conseguir tal feito no futebol português, mas já não sabem o que é conquistar campeonato e Taça de Portugal na mesma época desde 2002.

Amorim 'imita' Boloni? Sporting persegue rivais em busca da 'dobradinha'
Notícias ao Minuto

07:39 - 04/04/24 por Miguel Simões

Desporto Análise

O Sporting enfrenta a reta final da presente temporada com a possibilidade de arrecadar os dois troféus mais ambicionados de Portugal, tendo dado um passo crucial nesse sentido ao eliminar o Benfica no acesso à final da Taça de Portugal, na passada terça-feira, no Estádio da Luz (2-2, 4-3 no agregado).

Para além de estar a 90 minutos (ou um pouco mais) de conquistar a prova-rainha a nível nacional, o atual 'rei' da I Liga leva também um ponto de avanço para o eterno rival, contando ainda com um duelo em atraso (diante do Famalicão), a apenas sete jornadas do 'fecho da cortina' do campeonato português.

Pode não dar para nada, pode dar para um de dois troféus ou pode até dar para a tão falada 'dobradinha'. Há três possibilidades em cima da mesa que serão conhecidas em maio, sendo certo que, a concretizar-se, tratar-se-ia de uma repetição do que aconteceu no 'reino' do leão em 2001/02, com László Boloni, na penúltima vez que o Sporting se sagrou campeão nacional. Dessa forma, Rúben Amorim, que venceu o campeonato em 2020/21, procura imitar a marca histórica do treinador romeno.

Notícias ao Minuto Ricardo Sá Pinto e Mário Jardel faziam parte do plantel na última 'dobradinha' do Sporting.© Getty Images  

Leão abriu a corrida, mas foi ultrapassado

O Sporting até foi o primeiro clube em Portugal a conquistar campeonato e Taça de Portugal na mesma temporada, em 1940/41, repetindo a dose por mais cinco ocasiões (1947/48, 1953/54, 1973/74, 1981/82 e 2001/02), mas a verdade é que foi rapidamente ultrapassado pelo rival Benfica, ainda no século XX, assim como pelo FC Porto, fruto de uma arrancada 'demolidora' no presente milénio.

Por esta altura, o Benfica lidera a tabela com 11, contra as nove do emblema azul e branco, pelo que o Sporting, com meia dúzia de 'dobradinhas', vai tentar encurtar distâncias para os seus rivais. A única forma de consegui-lo no próximo mês de maio passa por manter-se no trono do campeonato português e também por sorrir no encerramento da época no Jamor, cujo segundo finalista será conhecido após os dois duelos entre Vitória SC e FC Porto, referentes às 'meias' da prova.

Recorde-se que Rúben Amorim chegou a Alvalade na segunda metade da temporada 2019/20 e, em quatro anos, conquistou todos os troféus a nível nacional (I Liga em 2020/21, Taça da Liga em 2020/21 e 2021/22 e Supertaça em 2021/22), à exceção da Taça de Portugal, tratando-se da única prova em falta no seu palmarés individual luso.

Notícias ao MinutoRúben Amorim arrecadou quatro troféus em quatro anos. Conseguirá chegar aos seis no próximo mês?© Getty Images

Leia Também: (J)Amor(im) em busca da Taça que falta. As notas do Benfica-Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório