Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Artur Jorge sai com alguns dos melhores resultados do Sporting de Braga

O treinador Artur Jorge, hoje confirmado nos brasileiros do Botafogo, obteve alguns dos melhores resultados do Sporting de Braga, com um terceiro lugar, e participação decisiva noutro, e a conquista de uma Taça da Liga de futebol.

Artur Jorge sai com alguns dos melhores resultados do Sporting de Braga
Notícias ao Minuto

12:31 - 03/04/24 por Lusa

Desporto Sporting de Braga

Natural de Braga, Artur Jorge, de 52 anos, tem uma carreira como jogador e treinador intimamente ligada ao principal clube da cidade, pelo qual conquistou uma Taça da Liga, em janeiro deste ano, numa final diante do Estoril Praia (no desempate por grandes penalidades, por 5-4).

Na época passada, o técnico estabeleceu novos recordes de pontos (78), vitórias (25) e golos (75) no Sporting de Braga na I Liga e tornou-se no treinador dos minhotos com mais de 50 jogos à frente da equipa com melhor percentagem de vitórias (62 por cento).

Em 2022/23, atingiu ainda a final da Taça de Portugal, na qual perdeu para o FC Porto (2-0).

Esta época, o treinador conseguiu o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, o que aconteceu pela terceira vez depois de 2010/11 e 2012/13, depois de ultrapassar duas pré-eliminatórias.

Antigo defesa central, Artur Jorge alinhou 12 épocas na equipa principal, além da formação, e em várias foi capitão da equipa.

Como técnico, começou em 2010/11 a treinar os juniores e, com uma interrupção de duas temporadas, em que orientou o Tirsense e o Limianos em escalões inferiores, voltou ao clube do 'coração' e à formação, em 2017/18.

Artur Jorge foi 'subindo' até à equipa B até António Salvador o ter escolhido, na época passada, para suceder a Carlos Carvalhal, outro treinador da 'casa'.

O técnico, de 52 anos, estreou-se, assim, como técnico na I Liga portuguesa em 2022/23, tendo logrado o terceiro lugar, igual classificação que, em 2019/20, ajudou a obter para os minhotos quando assumiu o comando da equipa principal nas últimas cinco jornadas.

O Sporting de Braga tem três terceiros lugares no escalão maior do futebol português sua história, sendo que dois deles têm 'selo' de Artur Jorge. A melhor classificação de sempre foi o segundo posto, conseguido em 2009/10, então liderados por Domingos Paciência.

Em novembro do ano passado, Artur Jorge, renovou contrato com os 'arsenalistas' por mais uma época, até ao final de 2024/25.

Será, agora, treinador do Botafogo, depois de Luís Castro e Bruno Lage terem passado pelo cargo na época anterior, naquela que será a sua primeira experiência no estrangeiro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório