Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Camisola de Inglaterra é questão de Estado: "Não brinquem com a bandeira"

Rishi Sunak avisa que o símbolo é "uma questão de orgulho".

Camisola de Inglaterra é questão de Estado: "Não brinquem com a bandeira"
Notícias ao Minuto

12:19 - 22/03/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Reino Unido

O equipamento de Inglaterra para o Campeonato da Europa de 2024 tornou-se, esta sexta-feira, numa questão de Estado, com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, a pronunciar-se publicamente sobre o caso.

"Obviamente, prefiro o original, e a minha visão geral é que, no que toca às nossas bandeiras nacionais, não deveriam brincar com elas, porque são uma questão de orgulho, de identidade, de quem somos, e são perfeitas como são", atirou, em declarações reproduzidas pela estação televisiva britânica Sky.

Na base da polémica, recorde-se, está o facto de a marca de equipamento desportivo norte-americana Nike ter alterado a cor da bandeira de São Jorge, por tradição, branca e vermelha, para um misto de azul, rosa e encarnado, o que motivou críticas.

Uma visão que, de resto, foi partilhada por Emile Thornberry, do Partido Trabalhista: "É tudo muito peculiar. A bandeira de Inglaterra é um símbolo de união. Para o povo, particularmente, nos últimos anos, em tempos difíceis, foi um símbolo de união".

"Por isso, não seria de esperar que a Nike olhasse para a bandeira galesa e decidisse alterar o dragão por um gatinho. Não seria de esperar que a bandeira de Inglaterra fosse alterada desta maneira. Ninguém esperaria pinceladas roxas na bandeira francesa", rematou.

Leia Também: Nova camisola de Inglaterra provoca polémica. FA e Nike não voltam atrás

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório