Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Portimonense-FC Porto: Dragão 'embalado' pelo Clássico em solo tranquilo

Azuis e brancos já não sabem o que é 'escorregar' em Portimão desde... 1989.

Portimonense-FC Porto: Dragão 'embalado' pelo Clássico em solo tranquilo
Notícias ao Minuto

07:18 - 08/03/24 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

Cinco dias após o 'louco' Clássico frente ao Benfica, com uma goleada por 5-0, o FC Porto volta a competir na I Liga, esta sexta-feira, na deslocação ao reduto do Portimonense, precisamente antes de discutir o acesso aos 'quartos' da Liga dos Campeões, diante do Arsenal, na terça-feira.

Os dragões visitam um território que tem sido amplamente tranquilo nos últimos anos, de tal forma que já não sabem o que é 'escorregar' em Portimão desde 1989 (1-1), sendo preciso recuar até 1987 para recuperar a última vitória dos algarvios frente ao emblema da cidade Invicta.

O conjunto liderado por Paulo Sérgio não atravessa um bom momento, uma vez que não venceu nenhum dos últimos cinco jogos, apesar de ter 'arrancado' dois empates na condição de visitado, frente a Vitória SC (1-1) e Vizela (0-0). Já a equipa de Sérgio Conceição não sabe o que é perder há precisamente... cinco partidas.

O jogo tem apito inicial agendado para as 18h45 (horário de Portugal Continental) desta sexta-feira, com arbitragem de Artur Soares Dias, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Paulo Sérgio:

À procura de alcançar pontos: "Não é fácil. São níveis completamente diferentes, mas é nossa obrigação tentar criar uma estratégia e uma ideia em que todos acreditemos que será possível tirar alguma coisa deste jogo, seja um ponto, seja os três. É entrar para dentro de campo para trabalhar por isso durante todo o jogo."

Dificultar a tarefa: "Desde que aqui estou já houve várias vezes em que tornámos as coisas bastante difíceis ao FC Porto, mas também sabemos que há 30 e não sei quantos anos que o Portimonense não vence o FC Porto."

Momento do adversário: "Isto é um jogo de braço de ferro, de equilíbrios e, portanto, quanto mais competentes formos nas funções e missões de cada um, mais próximos estaremos de poder competir com uma equipa que tem muito mais qualidades e mais potencial. É equilibrando todas estas coisas, e com um sentido coletivo muito grande, que se pode complicar a vida às equipas mais fortes."

Sérgio Conceição:

Análise ao Portimonense: "Espero um jogo difícil e de campeonato, perante uma equipa que no seu estádio consegue complicar a vida aos adversários. Lembro-me de alguns jogos em Portimão, em que ganhámos no último minuto. Vai ser uma tarefa complicada que faz parte destas batalhas que acontecem no campeonato. O jogo depende muito daquilo que fizermos e percebendo o que poderá acontecer no adversário. O jogo será complicado porque o Paulo [Sérgio] tem mudado de sistema. Fica difícil de analisar. Temos de nos preparar para vários cenários, tendo em conta para os homens da frente, principalmente os dois alas, que são muito rápidos. É verdade que o Pedrão foi expulso, mas têm outros jogadores fortes. Temos de fazer o nosso jogo e ir à procura dos três pontos que nos permitam continuar nesta luta." 

Gestão em Portimão?: "O Portimonense está a quatro pontos do oitavo lugar. Gestão? Não posso pensar - nunca o fiz e o vou fazer... Só em casos excecionais: um jogador que está limitado e pode agravar a situação, aí eu penso. Nenhum treinador prepara dois jogos ao mesmo. Se estiver a pensar em Londres, com certeza que vamos ter um dissabor em Portimão. Isso não queremos. Depois do bom que fizemos, onde ganhámos três pontos ao rival, não darmos sequência a isso seria mau a todos os níveis para a equipa. O foco é o Portimonense. Vamos ter bastantes dificuldades e não precisamos nós de arranjar mais dificuldades".

Impacto da goleada frente ao Benfica: "É bom que as pessoas percebam... Acredito que jogar contra o Benfica pode ter muito peso para os adeptos, mas para nós é mais um jogo. Não festejamos vitórias, festejamos títulos. Se houve algum festejo mais exagerado, aproveito para pedir desculpa. Não era essa intenção. Somos um clube que quando ganhamos temos... Sei que esta semana saiu uma fotografia que a mim não me agradou e já falei com os jogadores. Porque aqui não festejamos nada. Festejamos no final, se tivermos motivo para isso. Não gosto de algumas situações, não por culpa nossa. Não fomos nós que viemos cá para fora com isso, foram outras pessoas. Mas não devíamos ter feito e já tive a oportunidade de falar com os meus jogadores. Somos um grupo sério, trabalhador e que respeita o adversário".

Últimos resultados

Portimonense: D-D-E-D-E

FC Porto: V-V-E-V-V

Últimos onzes

Portimonense: Kosuke Nakamura, Igor Formiga, Alemão, Pedrão, Filipe Relvas, Dener, Lucas Ventura, Sylvester Jasper, Carlinhos, Hélio Varela e Hildeberto Pereira.

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Otávio Ataíde , Wendell, Nico González, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Wenderson Galeno e Evanilson.

Ausências

Portimonense: Pedrão (castigado).

FC Porto: Gonçalo Ribeiro, Zaidu e Marcano (lesionados); Wendell (em dúvida),

Leia Também: Das goleadas à 'porta giratória'. FC Porto e Portimonense reencontram-se

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório