Brasileiros colocam Fábio Vieira no pior onze do Mundial de Clubes

Desempenho do médio português do FC Porto nos Estados Unidos da América não passou despercebido ao Globoesporte, que colocou Fábio Vieira no meio-campo do pior onze da fase de grupos do Mundial de Clubes.

EAST RUTHERFORD, NEW JERSEY - JUNE 23: Fabio Vieira #10 of FC Porto runs down a ball during the first half of the FIFA Club World Cup 2025 group A match between FC Porto and Al Ahly SC at MetLife Stadium on June 23, 2025 in East Rutherford, New Jersey. (P

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
28/06/2025 11:28 ‧ 28/06/2025 por Francisco Amaral Santos

Desporto

FC Porto

A fase a eliminar do Mundial de Clubes arranca este sábado com dois jogos, entre os quais o do Benfica frente ao Chelsea, e é por isso tempo de balanço da prova que decorre nos Estados Unidos da América. Há quem olhe para o melhor da competição e há quem olhe para... o pior. É o caso do portal brasileiro Globoesporte, que decidiu elaborar o pior onze deste Mundial de Clubes, incluindo um jogador do FC Porto, que já fora eliminado da competição. 

 

Fábio Vieira, médio português que se encontra emprestado pelo Arsenal aos dragões, não foi poupado e figura no meio-campo ao lado de Ander Herrera, do Boca Juniors, e de Rodrigo de Paul, do Atlético de Madrid. 

Na baliza está Conor Tracey, guarda-redes do Auckland City que sofreu 10 golos na estreia do emblema neozelandês frente ao Bayern Munique, ao passo que a defesa é composta por Kalulu (Juventus), Asencio (Real Madrid), Martínez Quarta (River Plate) e Javi Galán (Atlético de Madrid). 

O ataque fica entregue aos pouco eficazes Sorloth (Atlético de Madrid), Edinson Cavani (Boca Juniors) e Borja (River Plate). 

De resto, o Atlético de Madrid, que também não passou da fase de grupos, tal como o FC Porto, é mesmo o clube mais representado neste onze com três jogadores.

Túnel a Messi e pouco mais

Titular nos três jogos do FC Porto no Mundial de Clubes, Fábio Vieira ficou longe de convencer com as exibições frente a Palmeiras, Inter Miami e Al Ahly, apesar de ter assistido para o golo de Samu no duelo frente aos egípcios. 

O médio português de 25 anos foi dos elementos mais criticados pelos adeptos, muitos deles desiludidos com o desempenho coletivo da equipa ainda orientada por Martín Anselmi. 

O grande momento de Fábio Vieira neste Mundial de Clubes até teve Messi como protagonista, quando o jogador natural de Santa Maria da Feira fez um túnel ao astro argentino na derrota frente ao conjunto norte-americano (1-2). 

Futuro indefinido 

Terminado o período de empréstimo do Arsenal, resta agora saber qual o futuro de Fábio Vieira, sendo que já foi noticiado, há algumas semanas, o interesse do FC Porto em renovar o contrato de empréstimo junto do clube inglês. 

Com mais dois anos de contrato com o Arsenal, que pagou 35 milhões de euros pelo seu passe no verão de 2022, Fábio Vieira está longe de impressionar o treinador espanhol Mikel Arteta. 

Por essa razão, e dado o aproximar do final de contrato, o clube inglês estará mais inclinado em transferir o médio luso a título definitivo neste verão, conseguindo um encaixe financeiro que permita recuperar parte do investimento feito há três anos. 

FC Porto mexe na baliza e faz regressar 'velho conhecido'

FC Porto mexe na baliza e faz regressar 'velho conhecido'

João Costa, que fez quase toda a formação no FC Porto, tem regresso encaminhado e vai ocupar vaga do guardião brasileiro que nunca fez qualquer minuto ao serviço da equipa principal. Jorge Meireles e Abraham Marcus fazem caminho inverso e podem reforçar o Estrela da Amadora.

Francisco Amaral Santos | 10:01 - 28/06/2025

Em silêncio no pós-Mundial 

Ao contrário de vários jogadores do FC Porto, Fábio Vieira remeteu-se ao silêncio nas redes sociais após a participação, desastrosa, do FC Porto no Mundial de Clubes.

Stephen Eustáquio, Otávio, Cláudio Ramos, Pepê ou Diogo Costa quiseram deixar uma palavra aos adeptos, reconhecendo o falhanço total na época 2024/25, algo que Fábio Vieira não quis fazer. Pelo menos, até ao momento. 

"Devíamos ter feito mais". Dupla do FC Porto assume falhanço em 2024/25

Dupla de guarda-redes do FC Porto recorreu às redes sociais para fazer um balanço da época que terminou com a participação (nada positiva) no Mundial de Clubes, sendo que Diogo Costa revelou-se bem mais contido nas palavras.

Francisco Amaral Santos | 13:38 - 27/06/2025

Leia Também: FC Porto mexe na baliza e faz regressar 'velho conhecido'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mattia Debertolis morre após desmaiar em prova de orientação nos Mundiais

Óbito

Mattia Debertolis morre após desmaiar em prova de orientação nos Mundiais

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Real Madrid

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas