Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Benfica conta com registo perfeito nos 'oitavos' da Liga Europa

O Benfica esteve por cinco vezes nos oitavos de final da Liga Europa em futebol e conseguiu sempre a qualificação para os 'quartos', em véspera de receber o Rangers para a primeira mão dos 'oitavos' de 2023/24.

Benfica conta com registo perfeito nos 'oitavos' da Liga Europa
Notícias ao Minuto

11:49 - 04/03/24 por Lusa

Desporto Liga Europa

Os franceses do Marselha (2009/10), do Paris-Saint Germain (2010/11) e do Bordéus (2012/13), os ingleses do Tottenham (2013/14) e os croatas do Dinamo Zagreb (2018/19) foram as 'vítimas' dos 'encarnados', os quatro primeiros na 'era' Jorge Jesus e o quinto perante um conjunto liderado por Bruno Lage.

No total das cinco presenças, o conjunto da Luz conta seis vitórias, três empates e uma derrota, com 18 marcados e 10 sofridos.

A Liga Europa estreou-se em 2009/10, sucedendo à Taça UEFA, e o Benfica chegou na primeira edição aos 'oitavos, depois de superar o Vorskla Poltava no play-off, Everton, AEK Atenas e BATE Borisov na fase de grupos e Hertha Berlim nos '16 avos'.

O adversário seguinte foi o Marselha e os 'encarnados' não começaram bem, ficando-se por um empate a um golo em Lisboa, onde o uruguaio Maxi Pereira adiantou os anfitriões, já, aos 76 minutos, para, aos 90, Ben Arfa 'gelar' a Luz.

Em França, Mamadou Niang adiantou o 'onze' de Didier Deschamps, mas Maxi voltou a marcar, aos 75 minutos, e, em cima da hora, o 'improvável' Alan Kardec selou o 2-1 final, após livre de Aimar.

Em 2010/11, o Benfica 'caiu' da fase de grupos da Liga dos Campeões para a Liga Europa e, depois de afastar o Estugarda, encontrou nos 'oitavos' o Paris Saint-Germain.

O embate começou na Luz, onde os 'encarnados' venceram por 2-1, numa reviravolta assinada com novo tento de Maxi Pereira, aos 42 minutos, e um de Franco Jara, aos 81, depois do golo inaugural de Péguy Luyindula, aos 14.

No Parque dos Príncipes, o Benfica adiantou-se, aos 27 minutos, por Gaitán, mas Bodmer restabeleceu a igualdade (1-1), aos 35, e o 'onze' de Jorge Jesus teve de sofrer até ao final.

Depois de duas eliminatórias muito renhidas, o Benfica teve uns 'oitavos' mais tranquilos em 2012/13, face ao Bordéus, depois de afastar o Bayer Leverkusen nos 16 avos de final, nos quais 'tombou' após nova campanha frustrante na 'Champions'.

Um autogolo de Cédric Carrasso, aos 21 minutos, valeu uma vitória caseira por 1-0 e, em França, o Benfica ganhou por 3-2, sem nunca estar em desvantagem no marcador: Jardel fez o 1-0 e Cardozo o 2-1 e, já aos 90+2, o 3-2.

Na época seguinte, os 'encarnados' voltaram a não ser felizes na 'Champions' e, após afastarem o PAOK nos 16 avos de final, depararam-se com o Tottenham, conseguindo, a abrir, uma inesquecível vitória por 3-1 em White Hart Lane.

Rodrigo, aos 29 minutos, isolado por Ruben Amorim, e Luisão, com um inusitado 'bis', de cabeça aos 58, após um canto do médio luso, e de pé direito, aos 83, depois de um livre de Gaitán, materializaram o triunfo das 'águias'. Entre os dois tentos do 'capitão', aos 64, Christian Eriksen bateu Oblak de livre direto.

Na Luz, o Benfica reforçou a vantagem, com um tento de Garay (33 minutos), um 'bis' de Chadli (78 e 79) devolveu a esperança aos 'spurs', mas Lima sentenciou, de penálti (90+5).

Cinco anos volvidos, os 'encarnados', comandados por Lage, voltaram a 'cair' da Liga dos Campeões para a Liga Europa, prova em que começaram por superar os turcos do Galatasaray antes de encontrarem o Dinamo Zagreb nos 'oitavos'.

Ao nono jogo nesta fase, o Benfica sofreu o primeiro desaire, ao ceder por 1-0 em Zagreb, culpa de um penálti de Bruno Petkovic (39 minutos), mas conseguiu dar a volta na Luz.

Em 14 de março de 2019, as 'águias' empataram a eliminatória aos 71 minutos, com um tento de Jonas, e selaram o apuramento no prolongamento, graças a dois tentos de defesas, primeiro de Ferro, aos 94, e depois de Grimaldo, aos 105.

O 11.º encontro do Benfica nos oitavos de final da Liga Europa está marcado para quinta-feira, pelas 20:00, no Estádio da Luz, frente aos escoceses do Rangers. A segunda mão realiza-se em 14 de março, no Ibrox Stadium, pelas 17:45.

Leia Também: 'Receita' do passado? Sporting já eliminou City e Arsenal nos 'oitavos'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório