Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

'Receita' do passado? Sporting já eliminou City e Arsenal nos 'oitavos'

O Sporting tem um saldo muito positivo nos oitavos de final da Liga Europa em futebol, com três apuramentos em quatro presenças, e os enormes feitos de ter feito 'cair' Manchester City e Arsenal.

'Receita' do passado? Sporting já eliminou City e Arsenal nos 'oitavos'
Notícias ao Minuto

11:47 - 04/03/24 por Lusa

Desporto Liga Europa

A formação 'leonina' eliminou os 'citizens' em 2011/12, com um triunfo em casa por 1-0 e uma derrota em Manchester por 3-2, qualificando-se pelos golos fora, e superou o Arsenal na época passada, com um 2-2 em casa e uma vitória por 5-3 nos penáltis em Londres, após 1-1 nos 120 minutos.

Além dos dois 'colossos' ingleses, o Sporting afastou, pelo meio, em 2017/18, os checos do Viktoria Plzen, e só 'tombou' uma vez, na estreia, em 2009/10, superado pelo Atlético de Madrid nos golos fora (0-0 em Espanha e 2-2 em Alvalade).

A Liga Europa teve a primeira edição em 2009/10 e os 'leões' afastaram os ingleses do Everton nos 16 avos de final, antes de medirem forças com o Atlético de Madrid nos 'oitavos'.

A eliminatória começou na capital espanhola e o Sporting conseguiu um heróico empate a zero, tendo em conta que jogou com 10 desde os 31 minutos, após o segundo amarelo a Grimi, e acabou com nove, face ao vermelho direto a Tonel, aos 89.

Na segunda mão, os 'leões' foram afastados com um empate a dois, muito por culpa do argentino Sergio 'Kun' Agüero, que 'bisou' (três e 33 minutos), de nada valendo os tentos de Liedson (19) e Anderson Polga (45+1). Os 'colchoneros' ganhariam a prova.

O Sporting caiu na primeira presença nos 'oitavos', mas levou a melhor nas outras três, a primeira em 2011/12, perante o Manchester City, que tinha afastado o FC Porto nos 16 avos de final, com um total de 6-1 (2-1 no Porto e 4-0 em casa).

A formação 'leonina' começou em 'grande', ao vencer em casa os ingleses por 1-0, graças a um golo de calcanhar do central brasileiro Xandão, aos 51 minutos.

No Etihad, o Sporting foi brilhante na primeira parte, que terminou a vencer por 2-0, com tentos do chileno Matías Fernández (33 minutos) e do neerlandês Ricky van Wolfswinkel (40), e parecia que tinha a eliminatória sentenciada.

Os ingleses conseguiram, porém, reagir na parte final, com o Sporting a voltar a sofrer um 'bis' de Agüero (60 e 82 minutos) e ainda um penálti do italiano Mario Balotelli (75), mas a resistir e seguir em frente pelos golos fora.

Após Atlético Madrid e Manchester City, o terceiro adversário do Sporting nos 'oitavos' foi o bem mais modesto Viktoria Plzen, que, em 2017/18, só foi, porém, ultrapassado no prolongamento.

Os 'leões' ganharam em casa por aparentemente confortáveis 2-0, com um 'bis' do colombiano Fredy Montero (45+1 e 49 minutos), mas os checos responderam em Plzen, com dois tentos de Marek Bakos (seis e 65), forçando o tempo extra.

Nesse período, o médio argentino Rodrigo Battaglia acabou por ser o 'herói' dos 'leões', ao marcar aos 105+2 minutos, para uma 'saborosa' derrota por 2-1.

O Sporting voltou a época passada aos 'oitavos' e defrontou o poderoso Arsenal, que então liderava a Premier League, num confronto que começou em Alvalade, onde os 'leões' não conseguiram mais do que um empate a dois golos.

Gonçalo Inácio (34 minutos) e Paulinho (55) ainda deram a volta ao tento inaugural do francês Saliba (22), mas um autogolo de Morita (62) igualou a eliminatória, numa época em que os golos fora já não desempatavam em caso de igualdade.

Em Londres, o Arsenal ainda se adiantou, aos 19 minutos, pelo suíço Xhaka, mas, aos 62, um magnífico 'chapéu' de Pedro Gonçalves restabeleceu o empate (1-1), que não se desfez até aos 120.

Nos penáltis, St. Juste, Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio, Arthur Gomes e Nuno Santos, que selou o 5-3 final, fizeram o pleno 'leonino', enquanto o guarda-redes Adán foi o 'herói', ao parar o quarto remate dos 'gunners', do brasileiro Martinelli.

O nono encontro do Sporting nos oitavos de final da Liga Europa está marcado para quarta-feira, pelas 17:45, no Estádio José Alvalade, frente aos italianos da Atalanta. A segunda mão realiza-se em 14 de março, em Bérgamo, pelas 20:00 (em Lisboa).

Leia Também: Nuno Borges continua em queda no ranking mundial. Djokovic é líder

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório