Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Peçam os calmantes. Benfica agenda dérbi eterno para as 'meias' da Taça

Encarnados foram obrigados a trabalhos forçados para se manterem em prova. Seguem-se mais dois duelos com o Sporting, que podem ainda ser mais até final da temporada.

Peçam os calmantes. Benfica agenda dérbi eterno para as 'meias' da Taça
Notícias ao Minuto

22:39 - 08/02/24 por Rodrigo Querido

Desporto Taça de Portugal

O Benfica carimbou com dificuldade, na noite desta quinta-feira, o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal. Na visita a Vizela, os encarnados tiveram de suar e venceram por 2-1.

Arthur Cabral e João Mário marcaram os golos do Benfica, ao passo que o remate solitário de Petrov não impediu aquele que será um dérbi eterno nas meias-finais da prova Rainha do futebol nacional.

Filme do jogo:

Em relação ao jogo do campeonato ante o Gil Vicente, Roger Schmidt promoveu algumas surpresas na defesa. O espanhol Álvaro Carreras estreou-se a titular e Aursnes, que tinha atuado como médio no Estádio da Luz, voltou a recuar no terreno de jogo e assumiu a função de defesa direito que tinha pertencido a Bah no jogo anterior

E desde cedo se percebeu que o Benfica era superior ao adversário. Tal como prometido na antevisão a esta partida por Roger Schmidt, os encarnados não descuraram o poderio do rival e controlaram desde bem cedo as incidências do encontro.

Logo aos três minutos de jogo, o marcador podia ter funcionado no Minho. Com Carreras muito ativo pela esquerda, o espanhol serviu Arthur Cabral e este colocou a bola redonda no pé de Rafa Silva. O português fez o mais difícil e atirou ao lado da baliza. Pouco depois, aos 9', o ex-internacional luso voltou a estar perto de marcar, mas Ruberto antecipou-se e evitou que a recarga tivesse sucesso. 

Uma das chances mais evidentes de perigo na primeira parte nasceu dos pés de Kokçu, aos 13 minutos. Segundos depois de ter sido colocado à prova por Arthur Cabral, Ruberto voltou a exibir-se a bom nível e evitou o que seria um golo certo do turco com uma grande estirada que enviou o remate do médio pela linha de fundo.

O Vizela arriscava pouco desde a sua defesa e acabou por averbar o primeiro golo do jogo em cima do minuto 34. Após uma jogada na esquerda de Rafa Silva, o português tocou para o meio onde Arthur Cabral, na zona de penálti, rematou para os festejos encarnados.

A segunda parte começou muito morna em Vizela, mas rapidamente ganhou colorido com dois golos que animaram a reta final do encontro. A toada ofensiva das águias manteve-se nesta etapa complementar, mas o muro vizelense foi impedindo novo golo no Minho.

O Vizela apresentou-se mais fechado para os segundos 45 minutos, a jogar mais junto da sua defesa e à procura do erro do adversário para tentar um contra-ataque que ferisse o rival, mas o Benfica foi capaz de encontrar o espaço necessário para ampliar a vantagem aos 65 minutos. Aursnes cruzou da direita, Arthur Cabral falhou a emenda na pequena área, e a bola sobrou para João Mário atirar cruzado para o fundo das redes.

Mas o conjunto de Rúben de la Barrera fez questão de se manter vivo no encontro com uma resposta à altura. Três minutos passaram e os vizelenses relançaram o duelo. O ex-Benfica Diogo Nascimento tentou o remate de fora da área e o ponta-de-lança Petrov apareceu no caminho da bola a desviar o esférico para a baliza à guarda de Trubin.

Este rasgo ofensivo ligou o Vizela 'à corrente' até ao apito final. Já sem Arthur Cabral e Álvaro Carreras em campo, o Benfica foi obrigado a recuar linhas para segurar a vantagem. Já os homens da casa procuraram o tudo por tudo para tentar levar o encontro para tempo de prolongamento. Matheus Pereira foi dos mais irrequietos do lado dos vizelenses, mas faltou sempre algum acerto na hora da finalização.

Praticamente sem criar perigo deste o remate certeiro de João Mário, o Benfica teve de vestir o fato de macaco e suar para sair vencedor da partida e marcar duelo com o Sporting na próxima fase. Vêm aí, portanto, mais dois duelos entre os eternos rivais e que prometem a já habitual efervescência dos encontros entre os clubes lisboetas.

Ainda sem data concreta, os dérbis entre Benfica e Sporting vão realizar-se entre 27 a 29 de fevereiro (1.ª mão) e 2 a 4 de abril (2.ª mão), sendo que este segundo encontro antecede um outro dérbi eterno, desta feita para o campeonato.

Momento do jogo: O Benfica dobrou a vantagem aos 65 minutos por João Mário, um golo que descansou as águias... mas por pouco tempo. Petkov colocou em dúvida a vitória dos encarnados, mas o triunfo acabou mesmo por cair para o lado dos lisboetas.

Equipas iniciais

Vizela: Ruberto; Tomás Silva, Jota, Anderson, Matheus; Bruno Costa, Domingos Quina, Samu; Soro, Lokilo e Petrov.

Suplentes: Buntic, Escoval, Lebedenko, Rashid, Busnic, Méndez, Nascimento, Ba-Sy e Jardel.

Benfica: Anatoliy Trubin, Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi, Carreras, João Neves, Kokçu Ángel Di María, João Mário, Rafa e Arthur Cabral.

Suplentes: Samuel Soares, Bah, Tomás Araújo, Morato, Florentino Luís, Tiago Gouveia, David Neres, Marcos Leonardo e Tengstedt.

Antevisão

O Benfica desloca-se a Vizela, na noite desta quinta-feira, com o objetivo de chegar às meias-finais da Taça de Portugal, num palco onde, curiosamente, acabou por ser sempre feliz, procurando marcar um dérbi frente ao Sporting na próxima fase da prova-rainha, em função do apuramento dos leões, diante da União de Leiria (0-3).

A viver um bom momento depois da eliminação no final-four da Taça da Liga, diante do Estoril (1-1, 5-4 após grandes penalidades), as águias procuram aproveitar o embalo numa autêntica 'roda' do Minho, uma vez que a deslocação a Vizela acontece na sequência do triunfo frente ao Gil Vicente (3-0) e antes da complexa visita a Guimarães, para defrontar o Vitória SC, este domingo.

Já os vizelenses, que passaram a ser orientados por Rubén de la Barrera, voltam a competir na Taça de Portugal após quatro derrotas seguidas (com 15 golos sofridos), sendo que, o último motivo de sorriso aconteceu precisamente nos 'oitavos' da prova-rainha, quando eliminaram o Arouca (1-0) há sensivelmente um mês.

De referir que, olhando para o histórico de confrontos, o Vizela nunca conseguiu destronar o Benfica, com exceção para um empate alcançado na Luz (1-1), em 2021/22. De resto, os encarnados venceram os outros nove duelos, sendo que cinco deles (quatro pela margem mínima) foram disputados no Minho.

O encontro entre Vizela e Benfica, que acontecerá no Estádio Municipal de Vizela, tem apito inicial agendado para as 20h45, será ajuizado por Hélder Carvalho, e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: "Luís Filipe Vieira fez crescer o Benfica sob todos os pontos de vista"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório