Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Benfica 'mete a sétima' e assume a liderança provisória do campeonato

Arthur Cabral, João Neves e Rafa Silva foram os marcadores de serviço na sétima vitória consecutiva das águias no campeonato. Equipa de Roger Schmidt assume primeiro lugar à condição, por conta do jogo adiado do Sporting frente ao Famalicão (por falta de policiamento).

Benfica 'mete a sétima' e assume a liderança provisória do campeonato
Notícias ao Minuto

19:51 - 04/02/24 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

O Benfica recebeu e despachou, este domingo, o Gil Vicente (3-0), em jogo da 20.ª jornada da I Liga, ao mesmo tempo que saltou para a liderança... provisória. As águias aproveitaram o caos de Famalicão, que acabou por levar ao adiamento do jogo do Sporting, para assumir o primeiro lugar à condição, uma vez que os leões têm menos um jogo disputado. 

As águias depressa resolveram a partida diante dos gilistas e confirmaram a sétima vitória consecutiva no campeonato. Arthur Cabral, João Neves e Rafa Silva foram os marcadores de serviço numa tarde/noite que também ficou marcada pela homenagem a Miklós Fehér ao minuto 29 e com a família presente nas bancadas da Luz (tal como Mourinho). 

Feitas as contas, o Benfica totaliza agora 51 pontos e assume o primeiro lugar à condição, com mais dois pontos que o Sporting, que continua à espera de uma data para o jogo (em atraso) frente ao Famalicão. 

Filme do jogo

O Benfica entrou com vontade de resolver o jogo cedo e logo aos cinco minutos Arthur Cabral acertou no poste após um golpe de cabeça. 

O domínio dos encarnados era evidente perante a inoperância ofensiva dos gilistas e o golo das águias acabaria mesmo por aparecer. Depois de acertar no ferro, Cabral meteu a bola no fundo das redes aos 15 minutos e colocou o Benfica em vantagem. 

O ritmo de jogo abrandou desde então, mas as águias chegariam ao segundo golo, novamente a partir de um canto na esquerda batido por Ángel Di María. A bola sobrou para João Neves (34') que, em esforço, atirou a contar para a baliza adversária, dobrando a vantagem encarnada

Só perto do intervalo surgiu o primeiro sinal de perigo dos visitantes, pese embora o Gil Vicente não tenha feito qualquer remate enquadrado nos primeiros 45 minutos de jogo. 

O Benfica não tirou o pé do acelerador no regresso dos balneários e entrou na segunda parte a marcar mais um golo. Desta feita por intermédio de Rafa Silva, aos 49 minutos, que teve tempo e espaço para atirar a contar para a baliza à guarda de Andrew. 

O terceiro golo abalou, ainda mais, o Gil Vicente, ao mesmo tempo que deixou o Benfica mais confiante e com maior margem para gerir a condição física, até porque o calendário será apertado neste mês de fevereiro. Nesse sentido, Roger Schmidt depressa mexeu na equipa, fazendo entrar David Neres e Álvaro Carreras aos 67 minutos, para os lugares de Rafa Silva e Morato. 

O jogo entrou numa toada menos entusiasmante e Schmidt continuou a gerir, voltando a mexer aos 78 minutos, desta vez para colocar Marcos Leonardo e Tiago Gouveia nos lugares de Arthur Cabral e Di María. 

O resultado não mais se alterou até ao apito final e a vitória do Benfica ficou mesmo pelos três golos de diferença. Os encarnados confirmaram a 16.ª vitória no campeonato e vão centrar baterias agora na Taça de Portugal, competição na qual medem forças com o Vizela na quinta-feira, em jogo dos quartos de final. 

Por seu turno, o Gil Vicente averba a 10.ª derrota na I Liga e ficam com os mesmos 22 pontos, permanecendo no décimo posto da tabela classificativa.

Momento do jogo: O golo de Rafa Silva, logo no arranque da segunda parte, liquidou qualquer tipo de reação que os gilistas poderiam operar nos segundos 45 minutos. A história do jogo ficou selada a partir do 3-0. 

Equipas iniciais 

Pré-jogo 

16h56: Mais um sinal de que tudo corre como habitualmente. O onze do Benfica já é conhecido e Roger Schmidt operou duas mexidas.

16h20: As portas do Estádio da Luz já abriram e os adeptos começam a entrar. O jogo deverá, assim, correr dentro da normalidade, apesar do menor número de polícias presentes. 

16h10: O Benfica já deu o pontapé de saída nas redes sociais. 

15h35: Curiosamente, poucas horas antes, José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, havia afirmado de que tinha recebido garantias de que não haveria mais partidas adiadas devido à falta de policiamento.

15h30: A duas horas e meia do pontapé de saída no Estádio da Luz surge a confirmação de que mais a norte, em Santa Maria da Feira, o jogo entre Feirense e Académico de Viseu, da II Liga, não se vai realizar por falta de policiamento

Antevisão

O Benfica recebe, este domingo, o Gil Vicente em jogo da 20.ª jornada da I Liga, sendo que a realização do mesmo não está assegurada, por conta da falta de policiamento que se tem registado nas últimas horas e que já originou o adiamento do Famalicão-Sporting, na tarde ontem, e do Leixões-Nacional, da II Liga, durante esta manhã. 

De todo o modo, e caso existam condições de segurança no Estádio da Luz, o Benfica tem a oportunidade de saltar para a liderança provisória do campeonato, caso empate ou vença frente aos gilistas, que, diga-se, atravessam uma boa fase na temporada. Isto, claro está, por conta do facto de o Sporting não ter entrado em ação nesta jornada, estando, por esse motivo, com menos um jogo disputado. 

O pontapé de saída está agendado para as 18h00 e poderá seguir, em direto, todas as incidências da partida entre Benfica e Gil Vicente no Desporto ao Minuto

Leia Também: Liga confirma adiamento do Leixões-Nacional por falta de "condições"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório