Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Sp. Braga em busca do sétimo título e Estoril do primeiro

O Sporting de Braga pode conquistar no sábado o seu sétimo troféu futebolístico, caso vença na final da Taça da Liga o Estoril Praia, em busca de se tornar o 18.º clube luso com 'algo' no currículo.

Sp. Braga em busca do sétimo título e Estoril do primeiro
Notícias ao Minuto

08:46 - 25/01/24 por Lusa

Desporto Taça da Liga

A formação 'arsenalista' tem ao seu alcance o Belenenses, que é o quinto do 'ranking', com sete conquistas, atrás das nove do Boavista, das 54 do Sporting, das 84 do FC Porto e das 85 do Benfica, que esta época já ganhou a Supertaça.

O conjunto do Restelo não festeja há muito -- desde a vitória na Taça de Portugal de 1988/89 - e é agora alvo do Sporting de Braga, que se qualificou para a final da edição 2023/24 da Taça da Liga ao bater nas 'meias' o Sporting por 1-0.

O clube bracarense é o único, além dos três 'grandes', com um título internacional, ainda que seja a Taça Intertoto (2008), e arrecadou também três edições da Taça de Portugal (1965/66, 2015/16 e 2020/21) e duas da Taça da Liga (2012/13 e 2019/20).

Por seu lado, o Belenenses foi o primeiro 'pequeno' a sagrar-se campeão nacional (1945/46), feito só replicado pelo Boavista (2000/01), e conta ainda três vitórias na Taça de Portugal e outras tantas no Campeonato de Portugal.

Os bracarenses podem agora igualar o Belenenses e colocarem-se a apenas dois troféus do Boavista, que arrebatou um campeonato, cinco edições da Taça de Portugal e três da Supertaça.

A tentar contrariar as intenções do conjunto de Artur Jorge, vai estar o Estoril Praia, que depois de 'despachar' o FC Porto, na fase de grupos, e o Benfica, nas meias-finais (5-4 nos penáltis, após 1-1), vai agora tentar fazer história.

Na segunda final da sua história, após a goleada por 8-0 sofrida face ao Benfica no jogo decisivo da Taça de Portugal de 1943/44, os 'canarinhos' procuram tornar-se a 18.ª equipa portuguesa a arrebatar um troféu futebolístico.

O Estoril Praia pode juntar-se no 10.º lugar da tabela a Leixões, Estrela da Amadora, Beira-Mar e Desportivo das Aves, todos com uma Taça de Portugal, ao Moreirense, já vencedor da Taça da Liga, e a Olhanense, Marítimo e Carcavelinhos, todos com um triunfo no extinto Campeonato de Portugal.

A lista de vencedores de troféus inclui ainda, abaixo do Sporting de Braga, o Vitória de Setúbal, com quatro troféus, e a Académica e o Vitória de Guimarães, ambos com dois.

A final da 17.ª edição da Taça da Liga, entre Sporting de Braga e Estoril Praia, realiza-se no sábado, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, com início às 19:45.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório