Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 15º

Oficial: Russos e bielorrussos vão poder competir nos Jogos Olímpicos

Atletas destas nacionalidades serão, no entanto, inscritos como neutros.

Oficial: Russos e bielorrussos vão poder competir nos Jogos Olímpicos
Notícias ao Minuto

14:56 - 08/12/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Paris'2024

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta sexta-feira, que os atletas russos e bielorrussos vão, afinal, poder competir nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

Os apurados em causa serão, no entanto, inscritos como "Atletas Neutros Individuais", o que significa que "equipas de atletas com passaporte russo ou bielorrusso não serão aceites", tedndo estes de atuar sem "bandeira, hino, cores ou identificações" com os respetivos países.

"Atletas que apoiem ativamente a guerra não serão elegíveis para inscrição ou competição. Pessoal de apoio que apoie ativamente a guerra não poderá entrar", prossegue, referindo-se ao confronto militar decorrente com a Ucrânia.

"Atletas que estejam vinculados às agências militares ou nacionais de segurança russas ou bielorrusas não serão elegíveis para inscrição ou competição. Pessoal de apoio que esteja vinculado às agências militares ou nacionais de segurança russas ou bielorrusas não serão elegíveis para inscrição ou competição", acrescenta.

A terminar, o organismo informa, ainda, que "as sanções contra os responsáveis pela guerra, os estados e governos russos e bielorrussos, permanecem em vigor", o que significa que não serão convidados representantes políticos de nenhum dos países".

Leia Também: Portugal tem oito judocas em posição elegível para os Jogos Olímpicos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório