Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 16º

Portugal tem oito judocas em posição elegível para os Jogos Olímpicos

A judoca Catarina Costa fecha o ano em terceiro lugar em -48 kg no apuramento para os Jogos Olímpicos, numa lista em que Portugal tem provisoriamente oito atletas em zona elegível para Paris2024.

Portugal tem oito judocas em posição elegível para os Jogos Olímpicos
Notícias ao Minuto

11:27 - 07/12/23 por Lusa

Desporto Judo

Quando faltam cerca de seis meses para o final da qualificação, com o ranking a ser publicado no final de junho de 2024, ainda antes da atribuição de quotas, os judocas portugueses mantêm um registo similar a Tóquio2020, onde estiveram em maior número.

Até junho é previsível que se verifiquem alterações e quando ainda existem muitas competições por disputar, mas a fechar o ano a vice-campeã europeia Catarina Costa é a portuguesa mais bem colocada, com uma subida ao terceiro lugar da sua categoria.

Catarina Costa, que progrediu no apuramento à 'boleia' do recente terceiro lugar no Grand Slam de Tóquio, apenas é superada no seu peso pela italiana Assunta Scutto e pela japonesa Natsumi Tsunoda.

O ranking olímpico de cada uma das 14 categorias atribui os primeiros 17 lugares para Paris2024, com exceção a judocas do país anfitrião e à repetição de países, com cada um a inscrever apenas um atleta.

Portugal tem oito elegíveis, com os 'repetentes' Telma Monteiro, Bárbara Timo, Patrícia Sampaio, Rochele Nunes e Jorge Fonseca, além de Catarina Costa, bem como os estreantes Rodrigo Lopes e João Fernando.

Em masculinos, Rodrigo Lopes (-60 kg) está no limite da zona de apuramento, com entrada como 17.º, e João Fernando (-81 kg) ocupa a quota continental, enquanto o bicampeão mundial de 2019 e 2021 e bronze em Tóquio2020 Jorge Fonseca (-100 kg) está em 12.º.

Telma Monteiro tem o grande desafio no setor feminino, com a judoca do Benfica, quase a completar 38 anos, a tentar estar nos seus sextos Jogos Olímpicos, numa fase em que foi operada a uma rotura de ligamentos num joelho e corre 'contra o tempo'.

A judoca, quatro vezes vice-campeã mundial e medalha de bronze nos Jogos do Rio de Janeiro, é atualmente 15.ª entre os elegíveis diretamente na categoria de -57 kg.

Também no setor feminino, Bárbara Timo ocupa o 10.º lugar direto em -63 kg, Patrícia Sampaio o sétimo em -78 kg, e Rochele Nunes o quarto em +78 kg, com as duas últimas a situarem-se ainda em lugares de cabeças de série.

A competição de judo dos Jogos Olímpicos de Paris2024 decorre entre 27 de julho e 03 de agosto, numa modalidade em que Portugal conta com três medalhas olímpicas, todas de bronze, de Nuno Delgado em Sydney2000, Telma Monteiro no Rio2016 e Jorge Fonseca em Tóquio2020.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório