Josip Ilicic viveu grandes momentos na Atalanta. O mais memorável terá sido a época 2019/20, em que o clube foi até à fase a eliminar da Liga dos Campeões. Foi também o ano em que a pandemia de Covid-19 'explodiu' e afetou a saúde mental do esloveno. A partir daí, a carreira entrou em declínio.
"Uma semana antes da viagem a Lisboa [a fase final da Champions disputou-se em Portugal], para jogar contra o PSG, fui ver Ilicic numa clínica: ele tinha perdido dez quilos. Quando o encontrei, ele parecia um manequim", confidenciou Gian Piero Gasperini, em longa entrevista à Rádio Série A, citado pelo Corriere dello Sport.
O emblemático técnico do Atalanta não conteve a emoção ao falar do talento esloveno, sinal da estima e carinho que sente pelo ex-jogador nerazzurri.
“Lembro-me do jogo com o Valencia, onde marcou quatro golos. Josip estava entre os melhores jogadores da Europa, poderia ter ganhado a Bola de Ouro. Tudo começou aqui em Zingonia durante o período da Covid. Todos moravam praticamente separados e ele adoeceu. Não suportava ficar longe de sua família", disse o treinador italiano.
Atualmente com 35 anos, Ilicic decidiu retirar-se após dois anos ao serviço do Maribor, da Eslovénia. Antes disso, teve uma bem sucedida carreira em Itália, na Atalanta, Fiorentina e Palermo.
Leia Também: Mario Balotelli quer voltar à seleção italiana, cinco anos depois