Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

Em dia de demissões, FC Porto já se 'candidatou' aos oitavos da Champions

Os portistas estão perto de garantir o apuramento.

Em dia de demissões, FC Porto já se 'candidatou' aos oitavos da Champions
Notícias ao Minuto

21:55 - 07/11/23 por David Silva

Desporto Liga dos Campeões

O FC Porto encurtou a distância para os oitavos de final da Liga dos Campeões, após uma vitória caseira sobre o Antuérpia, conjugando com uma vitória inesperada do Shakthar sobre o Barcelona, na tarde desta terça-feira. Um golo de Evanilson e outro de Pepe fizeram a diferença no resultado.

Sérgio Conceição contou um lado esquerdo do campo praticamente renovado, com Zaidu na defesa (recuperado de lesão) e Pepê mais à frente, a cortar do corredor para o meio. Evanilson e Taremi fizeram dupla de ataque.  

Até foi o Antuérpia que teve a primeira oportunidade (e foi praticamente a única da primeira parte). Balikwisha desperdiçou, em boa posição, após um mau passe de Varela, que pediu desculpa aos colegas. Mas as chances portistas começaram a desenhar-se, assim como o domínio do FC Porto (consentido por Antuérpia retraído). 

Aos 14', Evanilson falhou uma oportunidade flagrante. A verdade é que podia ter passado para Taremi e não o fez, originando protestos do colega de equipa. Surgiu então o lance capital do jogo. Grande penalidade cometida por Gyrano Kerk, ao empurrar Evanilson pelas costas.

Houve indecisão no marcador do castigo máximo e foi Pepe que deu a bola a Evanilson, sob aplausos do Dragão. O brasileiro marcou o quarto golo contra os belgas, contando com o último jogo da fase de grupos. Já o colega Taremi esteve desinspirado.

A segunda metade começou de forma abonatória para o FC Porto. Aos 50 minutos, o médio Jurgen Ekkelenkemp entrou viu o cartão vermelho direto, após uma entrada perigosa sobre Zaidu. Antuérpia com menos um elemento. Já os belgas pediram cartão vermelho por falta de David Carmo, ao parar o último homem, mas estava muito longe da baliza de Diogo Costa. Foi o que lhe valeu. 

Coube ao FC Porto gerir o resultado, de forma tranquila, mas sem 'sufocar' o Antuérpia. A melhor chance de golo deu-se aos 75', através de um 'falhanço' de André Franco após bela arrancada de João Mário pela direita. Conceição ainda deu a estreia a Navarro na Liga dos Campeões.

Muja ainda podia ter empatado a partida perto dos noventa mas não teve a pontaria necessária. Pepe confirmou a vitória já nos descontos, de cabeça, após cruzamento de Francisco Conceição. 2-0 final. 

O FC Porto aproveitou o deslize do Barcelona e somou três pontos preciosos para o possível apuramento aos oitavos de final da Liga milionária. Os homens de Sérgio Conceição têm os mesmos nove pontos do Barcelona, enquanto o Shakhtar soma seis. O Antuérpia tem zero pontos.

Onzes

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Carmo, Zaidu, Pepê, André Franco, Eustáquio, Varela, Evanilson, Taremi.

Antuérpia: Lammens, Van den Bosch, Coulibaly, De Laet, Winjdal, Kerk, Alhassan, Ekkenlenkamp, Vermeeren, Balikwisha, Ienikhena.  

Antevisão

Se o FC Porto vencer, nesta terça-feira, diante do Antuérpia, os oitavos de final da Liga dos Campeões ficam muito perto, dependendo ainda de uma 'ajuda' do Barcelona no confronto como Shatkhtar Donetsk. 

Se a equipa de Sérgio Conceição vencer, fica com nove pontos e exclui o Antuérpia das contas do apuramento para a próxima fase. Apenas o Shatkhtar poderá 'incomodar' os portistas. No último embate entre as duas equipas, o FC Porto goleou os belgas por 4-1.

No entanto, Conceição enfrenta várias ausências por lesão, algo que até motivou alguns 'recados internos' do técnico.  Marcano, Wendell, Galeno ou Iván Jaime são exemplos de jogadores que estão fora. Acompanhe o jogo, em direto, com o Desporto ao Minuto

Leia Também: UEFA nomeia árbitro de boa memória portuguesa para FC Porto-Antuérpia

Leia Também: Pepê foi convocado pelo Brasil e já reagiu: "Um sonho de criança"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório