Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Sociedad(e) da Luz em lágrimas. Benfica na Champions já parece miragem

Águias não somam qualquer ponto ao fim de três jogos na Liga dos Campeões e estão cada vez mais perto de dizer 'adeus' à prova milionária.

Sociedad(e) da Luz em lágrimas. Benfica na Champions já parece miragem
Notícias ao Minuto

21:53 - 24/10/23 por Miguel Simões

Desporto Liga dos Campeões

O Benfica entrou em campo já a saber que, em caso de derrota, ficaria a sete pontos dos líderes do grupo D da Liga dos Campeões, algo que acabou por se comprovar. A Real Sociedad gelou a Luz ao vencer (0-1) o duelo relativo à terceira jornada e as águias estão cada vez mais perto de ficar fora da prova milionária.

O primeiro tempo ficou marcado por um golo anulado para cada lado, mas a verdade é que o emblema basco parecia estar mais 'à vontade' no jogo e isso veio a ter repercussões no resultado no segundo tempo, com o golo de Brais Méndez a 'gelar' a Luz aos 62 minutos. 

Contas feitas, sem qualquer ponto somado ao fim de três jornadas, restam apenas nove pontos em discussão na fase de grupos, pelo que o Benfica - que enfrentou um misto de aplausos e assobios após o apito final - deverá focar-se em garantir um lugar... na Liga Europa.

Festejos travados por bandeirolas

Como já seria de esperar após o jogo frente ao Lusitânia dos Açores, Roger Schmidt promoveu seis alterações no onze e, se é verdade que teve a sorte de já poder contar com Alexander Bah, o mesmo não se pode dizer de Ángel Di María, que ficou fora da ficha de jogo.

O conjunto espanhol entrou mais agressivo e chegou a 'encostar' o Benfica por breves momentos, sendo Kubo o maior 'quebra-cabeças' da equipa, até que as águias começaram a 'esticar' o jogo ao ponto de Musa ter visto um golo ser-lhe anulado aos 13 minutos por fora de jogo de Rafa no desenho da jogada.

Pouco depois, o avançado croata voltou a aparecer em zona de finalização, mas atirou para as 'nuvens', naqueles que até foram os melhores minutos da equipa encarnada na primeira parte. Do outro lado, Brais Méndez teve também um golo anulado (29') devido a posição irregular, antecedendo tentativas perigosas de Aihen Muñoz e Kubo.

As dificuldades do Benfica em 'invadir' o meio campo contrário eram visíveis e, até ao apito para o intervalo, entre pedidos de penálti por supostas mãos na bola de Jurásek e António Silva (VAR bem em mandar seguir), a Real Sociedad esteve sempre mais perto de mexer com o marcador, sobretudo num remate de Barrenetxea a finalizar a primeira metade.

Chuva deu lugar ao gelo na Luz

O regresso dos balneários trouxe duas alterações promovidas por Roger Schmidt, com as entradas de Arthur Cabral e Orkun Kokçu, porém, o Benfica não conseguiu impor o seu jogo. O pior veio depois da hora de jogo. Aos 62 minutos, Brais Méndez apareceu no interior da grande área para corresponder ao cruzamento de Barrenetxea e 'gelou', assim, o Estádio da Luz.

O Benfica acusou a pressão do golo e, por momentos, desorganizou-se ao ponto de ver Kubo a reunir todas as facilidades para tentar a sua sorte, embora tenha sido 'barrado' pela trave da baliza de Trubin, apenas cinco minutos após o golo.

Roger Schmidt voltou a mexer e lançou Tiago Gouveia para o lugar de David Neres, precisamente numa altura em que o Benfica viu-se obrigado a fazer o 'forcing' em busca do empate. Ainda assim, as tentativas dos recém-entrados Kokçu e Tiago Gouveia não surtiram efeito no resultado, nem mesmo a tentativa de Aursnes já nos últimos instantes.

Com este resultado, o Benfica mantém-se na última posição do grupo, sem qualquer ponto somado, vendo a Real Sociedad colar-se ao Inter na liderança, com sete pontos. Já o Red Bull Salzburgo é terceiro, com três pontos, os tais que conseguiu... na Luz.

[Notícia atualizada às 22h01]

Momento do jogo: Inevitavelmente, o golo de Brais Méndez aos 62 minutos, sobretudo pela implicação direta no resultado final, mas também atendendo à forma como o Benfica sentiu o peso desse momento de intensos festejos para a Real Sociedad.

Leia Também: O momento em que a Luz se apagou para cantar o hino do Benfica

Equipas iniciais

Benfica: Anatoliy Trubin, Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Jurásek, João Neves, Fredrik Aursnes, João Mário, David Neres, Rafa Silva e Petar Musa.

Suplentes: Samuel Soares, Morato, Arthur Cabral, Kokçu, Bernat, Guedes, Tengstedt, Chiquinho, João Victor, Tomás Araújo, Tiago Gouveia e Florentino.

Real Sociedad: Álex Remiro, Traoré, Igor Zubeldía, Le Normand, Aihen Muñoz, Brais Méndez, Martin Zubimendi, Mikel Merino, Barrenetxea, Mikel Oyarzabal e Kubo.

Suplentes: Ayesa, Unai Marrero, Elustondo, Carlos Fernández, Cho, Zakharyan, Olasagasti, Sadiq, Pacheco, Turrientes, González e Magunacelaya.

Antevisão

O Benfica prepara-se para enfrentar aquele que é considerado, por muitos, o 'tudo ou nada' nas ambições do emblema da Luz na Liga dos Campeões, com a receção à Real Sociedad, esta terça-feira, em jogo relativo à terceira jornada do grupo D da prova milionária.

Ainda sem qualquer ponto somado na competição, após os 'deslizes' frente ao Red Bull Salzburgo (0-2) e ao Inter (1-0), o conjunto orientado por Roger Schmidt ambiciona o primeiro triunfo frente à equipa que segue na liderança do grupo, com os mesmos pontos do emblema de Milão.

As contas não são muito difíceis de fazer. Um triunfo permite uma aproximação a, pelo menos, um dos primeiros dois classificados, pelo que os lugares de acesso aos 'oitavos' da Champions. Já um empate ou uma derrota deixa as águias a depender (e muito) dos resultados de todos os restantes adversários, inclusive na luta pela terceira posição, que dita a 'queda' para a Liga Europa.

Já a equipa de San Sebastián surge com legítimas aspirações de se juntar ao habitual lote de equipas espanholas em destaque na Liga dos Campeões, pelo que as dificuldades criadas aos italianos e aos austríacos já constitui, por si só, um sério aviso ao Benfica, num duelo entre equipas com um percurso globalmente positivo nos respetivos contextos internos.

O jogo que se realiza no Estádio da Luz tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), será arbitrado pelo francês Clément Turpin e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Benfica aproveita expulsões da Real Sociedad e já sorri na Youth League

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório