Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 19º

Notas do FC Porto-Portimonense: Pepê fez de tudo, menos... marcar

Jogador brasileiro assinou exibição de alta categoria no Dragão, mas só pode queixar-se de si mesmo perante as tantas oportunidades que desperdiçou para inscrever o nome na lista de marcadores.

Notas do FC Porto-Portimonense: Pepê fez de tudo, menos... marcar
Notícias ao Minuto

06:50 - 09/10/23 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

A tarde de domingo até começou bem para o FC Porto, com um golo madrugador do regressado Evanilson, logo aos nove minutos - ainda que a 'meias' com Filipe Relvas -, mas com a aproximação da noite, a falta de inspiração ofensiva dos jogadores portistas ganhou outra dimensão, acabando o Estádio do Dragão por ver um triunfo muito sofrido frente ao Portimonense (1-0), em jogo da 8.ª jornada da I Liga. 

É certo que os dragões conseguiram o mais importante: vencer. Após duas derrotas consecutivas, frente a Benfica e Barcelona, a equipa de Sérgio Conceição precisa de voltar a triunfar e acabou por fazê-lo diante da formação algarvia, ainda que em esforço e com menos uma unidade em campo, por conta da expulsão de David Carmo aos 83 minutos. 

Na retina dos adeptos portistas voltou a ficar a tamanha falta de eficácia na hora de visar a baliza adversária. Sim, não faltaram oportunidades para dilatar a vantagem, mas ora a falta de pontaria, ora a exibição monstruosa de Vinícius, ora pela intervenção do VAR, o desejado golo que trouxesse a tranquilidade ao Dragão nunca chegou.

Vamos, por isso, aos protagonistas. 

A figura 

Pepê parece ter voltado à melhor forma e assinou uma exibição de alta qualidade, apenas manchada pelas várias oportunidades que foi falhando à boca da baliza (uma delas flagrante). Ainda assim, é justo apontar Pepê como a unidade com melhor rendimento no relvado do Dragão. Encostado à esquerda, mas com liberdade total para aparecer em zonas interiores, o jogador brasileiro assistiu para o único golo da partida e foi sempre um quebra-cabeças para os defesas algarvios. Só faltou mesmo o golo. 

A surpresa 

Zé Pedro foi titular pela primeira vez na equipa principal do FC Porto, depois de ter entrado a 'frio' no Clássico, e deu conta de si, fazendo, inclusive, melhor figura do que... David Carmo. Zé Pedro foi sempre bastante prático e seguro nas abordagens defensivas e não complicou na hora de circular a bola. Viu, ainda, o colega do eixo defensivo ser expulso por acumulação de amarelos, mas não perdeu o foco. Nota positiva. 

A desilusão 

É sem surpresa que a nota mais negativa seja dada a David Carmo, defesa português que deixou o FC Porto numa situação bastante complicada quando recebeu ordem de expulsão na fase em que o Portimonense apostava as fichas todas num golo que valesse o empate. Em plena crise central no FC Porto, David Carmo tornou-se em mais um problema de forma desnecessária. 

Os treinadores

Sérgio Conceição 

Promoveu várias alterações no onze, mas o principal destaque foi para a continuidade de Romário Baró no onze, após a asneira cometida frente ao Barcelona. A equipa respondeu bem às mexidas, mas foi perdendo gás ao longo da partida, tendo mexido novamente. Continua a ter um ataque pouco 'suculento' no que aos golos diz respeito. 

Paulo Sérgio 

Ainda não foi desta que o Portimonense quebrou o longo jejum sem pontos frente ao FC Porto. Já lá vão 18 jogos consecutivos sempre a perder nos duelos contra os dragões, mas é justo referir que ontem a equipa algarvia exibiu-se a bom nível no Estádio do Dragão, nomeadamente no segundo tempo. 

O árbitro 

Nuno Almeida teve uma noite algo trabalhosa, mas sem grandes casos a registar. A expulsão de David Carmo é ajustada e a decisão de anular o golo a Toni Martínez foi tomada pelo VAR. 

Leia Também: Dragão de pólvora seca volta às vitórias com golo solitário de Evanilson

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório