Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 15º

Descartada pelo Benfica, dupla do FC Porto procura 'vingança' no Clássico

Fábio Cardoso e David Carmo passaram pela formação do Benfica e deverão ocupar o eixo central da defesa do FC Porto no Clássico desta sexta-feira.

Descartada pelo Benfica, dupla do FC Porto procura 'vingança' no Clássico
Notícias ao Minuto

08:03 - 27/09/23 por Miguel Simões

Desporto I Liga

Aproxima-se um dos duelos mais aguardados do campeonato nacional, entre Benfica e FC Porto, agendado para esta sexta-feira, num Clássico que até poderá contar com uma dose extra de... 'vingança'.

Face à ausência de Iván Marcano por largos meses e à mais recente lesão de Pepe (como provável baixa para o jogo na Luz), Fábio Cardoso e David Carmo deverão avançar para o centro da defesa dos dragões, repetindo, assim, a dupla que sorriu frente ao Gil Vicente (2-1), no passado sábado, com mais um triunfo a surgir nos descontos.

O contexto de uma possível 'vingança' na Luz deve-se ao facto de ambos os jogadores terem passado pela formação do Benfica, ainda que por períodos distintos, sem nunca terem jogado pela equipa principal.

É certo que David Carmo destacou-se na academia do Sporting de Braga, mas representou os iniciados do Benfica, entre 2011 e 2013. Já Fábio Cardoso leva quase tantos anos de águia ao peito como os que tem como jogador profissional, uma vez que esteve nas camadas jovens entre 2006 e 2012, altura em que chegou à equipa B, saindo depois para o Paços de Ferreira, por empréstimo, em 2015. 

Independentemente do tempo em que lá estiveram ou até mesmo da forma como possam ter sido 'descartados', David Carmo e Fábio Cardoso, de 24 e 29 anos, respetivamente, terão ainda em mente as suas passagem pelo emblema da Luz, palco em que poderão 'renascer' de olho na tal 'vingança'.

Notícias ao Minuto Pepe (40 anos) e Iván Marcano (36 anos) encontram-se no boletim clínico do FC Porto.© Getty Images  

Lesões dos experientes abrem oportunidades... com sucesso

Em mais de seis anos de FC Porto, Sérgio Conceição já foi obrigado a fazer mexidas atrás de mexidas em todos os setores, em função de lesões, castigos e saídas do plantel. No entanto, construir uma dupla de centrais num Clássico, diante do Benfica, sem Marcano ou Pepe - desde a altura em que ambos fazem parte do plantel - será uma novidade para o técnico dos azuis e brancos.

Ainda assim, no que diz respeito a outros jogos, desde os das provas nacionais às europeias, tanto David Carmo como Fábio Cardoso têm aproveitado com relativo sucesso as oportunidades que têm tido, embora não sejam, em condições normais, as principais opções para assumir a titularidade.

No FC Porto desde a época passada, David Carmo foi titular frente ao Benfica na derrota da temporada passada (0-1, em outubro de 2022). Já Fábio Cardoso, com mais um ano de dragão ao peito, alcançou duas titularidades frente ao principal rival, nos últimos dois jogos de 2021, triunfando por 3-0 e por 3-1.

Apesar das sortes distintas, restará agora perceber se Pepe será realmente uma baixa de peso para Sérgio Conceição, sendo algo que, a concretizar-se, abre possibilidade para que a dupla com passagem pelo Benfica possa tentar brilhar na Luz... mas com a camisola do FC Porto. Haverá realmente 'vingança' à vista?

Leia Também: "No FC Porto, há aquele ADN de ir à Luz e fazer um jogo transcendental"

Leia Também: 'Apagão' de João Mário no Benfica rodeado de 'fantasmas'... do Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório