Macau defronta Myanmar e Timor-Leste enfrenta Taiwan no apuramento

A seleção de futebol de Macau vai jogar com Myanmar (antiga Birmânia) e a equipa de Timor-Leste com Taiwan na eliminatória preliminar de apuramento da Ásia para o Mundial2026.

Notícia

© Getty Images

Lusa
28/07/2023 08:32 ‧ 28/07/2023 por Lusa

Desporto

mundial 2026

Macau e Timor-Leste vão disputar a primeira mão fora de casa a 12 de outubro, de acordo com o sorteio, realizado na quinta-feira à noite na sede da Confederação Asiática de Futebol, em Kuala Lumpur.

As duas seleções vão depois receber Myanmar e Taiwan, respetivamente, a 17 de outubro, sendo que os horários e locais dos quatros jogos ainda estão por confirmar.

Os vencedores da eliminatória preliminar vão qualificar-se para a fase de grupos, onde Macau poderá cair no Grupo B, com o Japão, a Síria e a Coreia do Norte, e Timor-Leste no Grupo D, com Omã, Quirguistão e Malásia.

Em março, a seleção de futebol de Macau tornou-se numa das últimas do mundo a regressar aos jogos, depois de uma interrupção de quase três anos imposta pela pandemia da covid-19.

Depois de uma derrota por 1-0 numa partida amigável com Singapura, realizada em Macau, a 28 de março, a seleção da região chinesa perdeu precisamente com Myanmar, por 2-0, a 19 de junho, noutro jogo de preparação disputado em Dalian, no norte da China.

Antes da partida com Singapura, o selecionador de Macau, Lázaro Oliveira, disse à Lusa existir a possibilidade de convocar residentes de Macau a jogar em Portugal para a eliminatória preliminar de apuramento para o Mundial2026

"Estive em contacto com alguns deles e todos os bons jogadores interessam à seleção", disse o luso-angolano, antigo treinador do Estrela da Amadora, que assinou contrato com a Associação de Futebol de Macau (AFM) em outubro de 2019.

Um dos capitães da equipa de Macau é o avançado luso-sul-africano Nicholas Torrão, contando habitualmente com os defesas de origem portuguesa Filipe Duarte e Amâncio Goitia.

A última partida de Macau antes da pandemia foi em junho de 2019, quando um golo de Filipe Duarte, formado no Benfica, garantiu a primeira vitória em qualificações para campeonatos do mundo, ao bater o Sri Lanka por 1-0, em casa.

A equipa acabou por não seguir em frente, uma vez que a AFM decidiu não enviar a seleção para disputar a segunda mão no Sri Lanka, por razões de segurança, após mais de 250 pessoas terem morrido em ataques bombistas em 21 de abril de 2019.

De acordo com o portal da FIFA na Internet, as únicas seleções que continuam ainda longe dos relvados são Samoa e Samoa Americana, devido à pandemia, e Tonga, a recuperar de um tsunami, que, em janeiro de 2022, afetou mais de 80% da população.

Leia Também: Inflação em Macau sobe 0,8% em junho

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

França

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Radares

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas