Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

'Milagre' escrito no penálti. Sub-21 garantem 'quartos' ao cair do pano

João Neves abriu a contagem com um belo golo no início do segundo tempo, antes dos belgas empatarem. Tiago Dantas marcou de penálti a caminho dos 90'.

'Milagre' escrito no penálti. Sub-21 garantem 'quartos' ao cair do pano
Notícias ao Minuto

19:00 - 27/06/23 por Rodrigo Querido

Desporto Europeu sub-21

Continua a aventura portuguesa na Geórgia e Roménia. A seleção nacional venceu, esta terça-feira, a Bélgica (2-1), e garantiu o apuramento para os quartos de final do Europeu sub-21 com a primeira vitória nesta competição.

À entrada para esta terceira e decisiva jornada do grupo A da prova, a equipa nacional sabia que tinha de vencer os belgas de forma obrigatória e esperar que os Países Baixos não vencessem a primeira classificada Geórgia. A ajuda dos georgianos, que haviam derrotado Portugal na primeira jornada, foi a chave para a festa lusitana.

Numa partida que se previa muito disputada dado que as duas seleções ainda tinham hipóteses de seguir em frente na prova, Portugal tomou conta das operações desde cedo, mas os belgas fizeram por sair em vantagem para o intervalo. Foi valendo Celton Biai que impediu o golo que complicaria as contas nacionais.

A segunda parte trouxe uma seleção de esperanças mais atrevida. Fábio Silva falhou por pouco o golo ao minuto 48, antes dos sub-21 nacionais abrirem o marcador aos 56'. Com recurso a um toque de magia, João Neves 'tirou' da cartola um remate potente à entrada da área e fez um golaço em Tiblisi.

Com o golo, a equipa de Rui Jorge recuou um pouco as linhas e acabou mesmo por sofrer o golo do empate. O recém-entrado Vertessen respondeu da melhor maneira a um cruzamento de Openda e cabeceou para o empate, resultado que deixava os lusos fora da próxima fase.

No entanto, o milagre acabaria mesmo por cair (literalmente) do céu já em cima do minuto 90 e com recurso a um penálti, depois de os belgas até terem visto um golo anulado. Debast fez falta sobre Henrique Araújo dentro da área e Tiago Dantas converteu com sucesso o castigo máximo (89').

A festa acabaria mesmo por ser dos lusos, que beneficiaram do empate da Geórgia com os Países Baixos. Nos quartos de final, a seleção portuguesa vai defrontar a Inglaterra, no domingo, às 17h00.

Equipas iniciais

Portugal: Celton Biai, Zé Carlos, Alexandre Penetra, André Amaro, Nuno Tavares, Tiago Dantas, João Neves, Samuel Costa, Francisco Conceição, Fábio Silva e Pedro Neto.

Suplentes: Samuel Soares, Francisco Meixedo, Bernardo Vital, Paulo Bernardo, Henrique Araújo, Afonso Sousa, Tomás Araújo, Leonardo Lelo, André Almeida, Vitinha, Vasco Sousa e Diego Moreira.

Bélgica: Vandevoordt, De Cuyper, De Winter, Debast, Siquet, Ramazani, Vranckx, De Ketelaere, Matazo, Balikwisha e Openda.

Suplentes: Lammens, Delanghe, Pletinckx, Vertessen, Patris, Al-Dakhil, Engels, Descotte, Deman, Keita, Van Der Brempt e Raskin.

Antevisão

A seleção nacional de sub-21 prossegue, esta terça-feira, a participação no Euro da categoria com uma partida diante da Bélgica, encontro decisivo para as aspirações portuguesas na prova.

Naquela que é a nona participação lusa em Campeonatos Europeus sub-21, a formação orientada por Rui Jorge vai tentar alcançar a primeira vitória nesta fase de grupos, depois de uma derrota contra a Geórgia e um empate contra os Países Baixos. Apenas o triunfo, conjugado com o resultado do jogo entre georgianos e neerlandeses, interessa às cores nacionais para o apuramento se manter de pé.

O pontapé de saída no estádio Mikheil Meskhi, em Tiblisi, está agendado para as 17h00 e a partida será arbitrada pelo francês Willy Delajod. Siga, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Laranja 'encrava' mecânica de Portugal e calculadora regressa nos sub-21

Leia Também: Ambição deu lugar à desilusão. Portugal entra a perder no Euro de sub-21

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório