Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 24º

Ambição deu lugar à desilusão. Portugal entra a perder no Euro de sub-21

Estreante Geórgia aproveitou desinspiração portuguesa para vencer e assumir a liderança do grupo A. Próximo jogo da formação das quinas é já no sábado, frente aos Países Baixos.

Ambição deu lugar à desilusão. Portugal entra a perder no Euro de sub-21

A seleção nacional de sub-21 entrou, esta quarta-feira, da pior maneira no Campeonato Europeu de sub-21, ao perder frente à estreante Geórgia (0-2). A seleção das quinas era apontada como clara favorita no jogo de estreia desta edição do Euro da categoria, mas acabou por assinar uma exibição muito pobre, nomeadamente na primeira parte.

Portugal está, assim, no último lugar do Grupo A e fica com margem mínima neste apuramento, tendo encontro marcado com os Países Baixos para sábado. 

Filme do jogo 

Os únicos golos da tarde, em Tbilisi, aconteceram nos primeiros 45 minutos e contra a corrente do jogo. Gagua, aos 37 minutos, abriu as contas, num lance em que levou a melhor sobre Tomás Araújo, ao passo que Sazonov ampliou as contas, em cima do intervalo (45'+1), aproveitando uma grave falha defensiva da equipa lusa.

Rui Jorge mexeu ao intervalo, lançou Francisco Conceição e Henrique Araújo para os lugares de Afonso Sousa e Vitinha, e o desempenho da seleção melhorou a olhos vistos. O extremo do Ajax entrou a todo o gás e cedo começou a criar problemas aos georgianos a partir do corredor direito. Num dos lances de Conceição, a bola chegou a embater na trave da Geórgia.

Quando Portugal parecia estar perto de conseguir reduzir a desvantagem, eis que surgiu novo revés para a formação lusa. Tomás Araújo fez falta sobre Gocholeishvili, que estava isolado na cara de Celton, e viu o cartão vermelho direto, deixando Portugal com menos um jogador a partir dos 76 minutos.

Feitas as contas, a Geórgia arranca a prova em casa com um triunfo que também garante a liderança isolada do grupo A, com três pontos. Seguem-se Países Baixos e Bélgica, com um ponto cada. Portugal está no quarto e último lugar, sem qualquer ponto amealhado.

Portugal volta a entrar em campo no sábado, frente aos Países Baixos, que esta tarde empataram frente à Bélgica, com o pontapé de saída agendado para as 17h00. O terceiro e último jogo da fase de grupos, ante a Bélgica, está agendado para terça-feira, à mesma hora.

Momento do jogo: O segundo golo, em cima do intervalo, complicou tudo e custou caro à seleção nacional. 

Equipas iniciais 

ONZE DA GEÓRGIA: Kutaladze, Khvadagiani, Sazonov, Gelashvili, Kalandadze, Tsitaishvili, Guliashvili, Mekvabishvili, Gagnidze, Moistsrapishvili e Gagua;

ONZE DE PORTUGAL: Celton Biai; Zé Carlos, Alexandre Penetra, Tomás Araújo, Nuno Tavares; Tiago Dantas, João Neves, André Almeida; Afonso Sousa, Pedro Neto e Vitinha. 

Antevisão 

A seleção nacional de sub-21 estreia-se, esta quarta-feira, no Euro da categoria frente à estreante Geórgia, coorganizadora da prova juntamente com a Roménia. Naquela que será a nona participação portuguesa em Campeonatos Europeus, a formação orientada por Rui Jorge tenta arrancar a competição com uma vitória em Tbilisi, no Estádio Boris Paichadze. 

Fábio Vieira foi a baixa de última hora da seleção nacional, mas o selecionador português garante estar confiante numa boa prestação lusa em mais um Europeu de sub-21. 

O pontapé de saída está agendado para as 17h00 e a partida será arbitrada pelo norueguês Espen Eskas. Siga, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto

Leia Também: Portugal abre fase de grupos frente à anfitriã e estreante Geórgia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório