Laranja 'encrava' mecânica de Portugal e calculadora regressa nos sub-21

Lusos abriram o marcador contra a corrente do jogo, mas os Países Baixos empataram a caminho do final do jogo. Apenas uma vitória diante da Bélgica permite sonhar com o apuramento.

Portugal U21 v Holland U21 -EURO U21

© Getty Images

Rodrigo Querido
24/06/2023 18:52 ‧ 24/06/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Europeu sub-21

Portugal complicou, neste sábado, as aspirações para rumar à fase a eliminar do Europeu sub-21, empatando diante dos Países Baixos (1-1). Os lusos abriram o marcador em Tiblisi, mas acabaram por claudicar nos minutos finais.

Depois da derrota na primeira jornada contra a anfitriã Geórgia, a equipa das quinas sabia que uma vitória seria o resultado mais encorajador para sonhar com o apuramento para os quartos de final da competição.

Os neerlandeses entraram na partida, e tiveram grandes ocasiões desde o apito inicial. Celton Biai foi fazendo o que pôde, mas houve um lance em que quase ia metendo água. Perigo passado, os lusos equilibraram as contas e contra a corrente do jogo conseguiram abrir o marcador aos 20 minutos.

Tiago Dantas fez um passe longo à procura de Pedro Neto, o extremo dos  Wolves trabalhou sobre o adversário, e cruzou para a área onde apareceu André Almeida para marcar o primeiro golo português nesta competição.

O segundo tempo trouxe uma partida com o equilíbrio que tínhamos assistido na primeira parte. Mas com o passar dos minutos, os Países Baixos soltaram-se e conseguiram chegar ao empate ao minuto 78. Após um canto na esquerda, a bola é desviada no primeiro poste sobra para Brobbey que, solto de marcação, só teve de empurrar para o fundo das redes.

Este resultado deixa Portugal a precisar de fazer muitas contas para seguir em frente na prova. Os lusos estão no último lugar do grupo A com um ponto e precisam não só de vencer a Bélgica, como também esperar que os Países Baixos, terceiros com dois pontos, não ganhem à Geórgia na terceira ronda.

Equipas iniciais

Portugal: Celton Biai, Zé Carlos, Alexandre Penetra, André Amaro, Nuno Tavares, Samuel Costa, Tiago Dantas, João Neves, André Almeida, Fábio Silva e Pedro Neto.

Suplentes: Samuel Soares, Francisco Meixedo, Bernardo Vital, Paulo Bernardo, Henrique Araújo, Afonso Sousa, Francisco Conceição, Leonardo Lelo, Vitinha, Vasco Sousa e Diego Moreira.

Países Baixos: Verbruggen; Timber, Rensch, Van Hecke, Van de Ven e Hartman; Gravenberch e Taylor; Ekkelenkamp, Brobbey e Summerville.

Suplentes: Scherpen, Schendelaar, Van Ewjik, Sambo, Reis, Maatsen, Manhoef, Burger, Dallinga, Zirkzee, Mijnans e Tavsan.

Antevisão

A seleção nacional de sub-21 prossegue, esta sábado, a participação no Euro da categoria com um encontro diante dos Países Baixos, depois de uma entrada em falso na prova que está a decorrer na Geórgia e Roménia.

Naquela que é a nona participação lusa em Campeonatos Europeus sub-21, a formação orientada por Rui Jorge vai tentar dar a volta à derrota frente à Geórgia na passada quarta-feira e manter vivas as hipóteses de seguir para a fase a eliminar da competição.

O pontapé de saída no estádio Mikheil Meskhi, em Tiblisi, está agendado para as 17h00 e a partida será arbitrada pelo romeno Horatiu Fesnic. Siga, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Ambição deu lugar à desilusão. Portugal entra a perder no Euro de sub-21

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

'EA Sports FC 26' foi anunciado. Veja o trailer e saiba quem está na capa

Futebol

'EA Sports FC 26' foi anunciado. Veja o trailer e saiba quem está na capa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo Volkswagen ID.4 chega em 2026 e será "completamente diferente"

Volkswagen

Novo Volkswagen ID.4 chega em 2026 e será "completamente diferente"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas