A Taça de campeão do mundo de futebol feminino está de passagem pela redação do Notícias ao Minuto nesta quinta-feira. O torneio vai arrancar no final de julho, sendo esta a altura ideal para lhe darmos a conhecer a história por trás de uma competição que promete crescer a passos largos.
Com a primeira edição a acontecer em 1991, o Mundial feminino tem a mesma periodicidade do Campeonato do Mundo masculino, ou seja, quatro anos. Neste ano de 2023, a prova será disputada entre Austrália e Nova Zelândia. Em prova vão estar todos os países que já ergueram o troféu de vencedor.
Domínio avassalador dos Estados Unidos
É o país que apelida o futebol de 'soccer' aquele que fez mais vezes a festa de campeão. Os Estados Unidos da América fizeram as honras da prova e levaram o primeiro troféu, em 1991. Desde então, venceram em 1999, 2015 e 2019, a última disputada, tendo contado com um interregno de três edições, vencidas por Alemanha e Japão. No meio das duas primeiras conquistas houve ainda um título para a Noruega.
Todas as nações que escreveram o seu nome na história da prova têm presença marcada na Oceânia. A Noruega será a primeira a entrar em campo, logo contra a anfitriã Nova Zelândia. Japão ficou no Grupo C, a Alemanha no grupo H e os Estados Unidos, favoritos à conquista da prova, no Grupo E, o mesmo de... Portugal.
Presença portuguesa inédita
Será uma estreia para Portugal na prova. A seleção lusa passou em segundo lugar no Grupo H, liderado pela Alemanha, ficando com um ponto a mais que a Sérvia. No playoff de acesso, Bélgica e Islândia foram batidas pela equipa das quinas.