De Espanha nem bons ventos, nem novo título. Sporting perde a Champions

Espanhóis não falharam um único penálti no desempate por castigos máximos e conquistaram o primeiro título de campeão europeu do seu palmarés.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
07/05/2023 21:41 ‧ 07/05/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Futsal

O Sporting desperdiçou, este domingo, a hipótese de conquistar o terceiro título europeu de futsal da sua história, ao perder com os espanhóis do Palma Futsal (1-1 ao fim do prolongamento, 5-3 nos penáltis), na final da Liga dos Campeões da modalidade.

Naquela que era a sétima final em que os verde e brancos participavam, o jogo começou melhor para a equipa da casa com um golo de Rivillos aos 14 minutos, num lance em que esteve em destaque o guarda-redes Luan Muller.

A perder desde cedo no encontro, a equipa de Nuno Dias mostrou sempre um melhor futsal do que o adversário, mas do outro lado estava um guarda-redes que ia defendendo tudo o que podia. Do outro lado, Guitta exibiu-se a um nível excecional e foi mantendo o Sporting vivo na partida.

Na entrada para o segundo tempo, o Sporting entrou a todo o gás e precisou de pouco mais de dez minutos para repor a igualdade na partida. Após uma jogada de insistência, Zicky Té marcou de calcanhar e fez explodir de alegria os portugueses que estavam em Maiorca. E estes voltaram a gritar novo golo em Espanha, mas o VAR anulou o remate certeiro de Sokolov.

A partida encaminhou-se para o período de prolongamento e neste tempo extra o Sporting esteve melhor, mas não conseguiu voltar a marcar ao Palma. Era preciso definir-se o campeão europeu de futsal e, para isso, recorreu-se ao desempate por castigos máximos. Nos penáltis, Pany Varela desperdiçou a primeira grande penalidade, ao passo que o Palma não falhou qualquer remate e fez a festa no próprio pavilhão.

Feitas as contas, o Palma Futsal, que tem a curiosidade de não perder há quase um ano no próprio pavilhão, levantou o primeiro título de campeão europeu de futsal e logo na primeira final em que participou. O Sporting mantém os dois troféus alcançados em 2018/19 e 2020/21.

Relato em direto

50' - Rivillos assina o 5-3. Os espanhóis vencem o primeiro título do palmarés!

50' - Erick assina o 4-3.

50' - Cleber faz o 4-2.

50' - Tomás Paço faz o 3-2.

50' - Marlon Araújo marca o 3-1.

50' - Dois expulsos em Espanha após estes confrontos. Neves e Barrón.

50' - Confusão agora na quadra, com Cavinato a ver amarelo.

50' - Cavinato concretiza. 2-1 no desempate.

50' - Cainan marca. 2-0 para o Palma.

50' - Pany Varela falha.

50' - Tayebi marca para o Palma.

50' - Fim do tempo de prolongamento. Vamos aos penáltis.

49' - Guitta atira a bola com a mão e esta acaba nas redes da baliza do Palma. Mas o árbitro anula o lance visto que ninguém toca no esférico.

48' - Palma, que está a jogar em 5x4, chega às cinco faltas. A próxima falta dá direito a livre direto para o Sporting.

48' - Pany Varela tenta o remate de longe, mas há um corte providencial de Chaguinha.

46' - Começa a segunda parte do prolongamento.

45' - Fim da primeira parte do prolongamento.

42' - Pressionam os leões. Luan Muller consegue defender o remate de Zicky Té.

41' - Ataca o Sporting. Erick Mendonça atira cruzado e muito perto do poste!

41' - Começa o prolongamento.

40' - Termina a segunda parte e com tudo empatado. Jogo vai a prolongamento.

40' - Cartões amarelos para Nuno Dias e para Bernardo Paçó no banco do Sporting. 

39' - Enorme Guitta! Brasileiro defende remate de Cleber junto à barra.

38' - Grande oportunidade para os leões. Alex Merlim remata forte e a bola vai ao poste dos espanhóis.

37' - Perigo para o Sporting. Chaguinha remata ao poste dos leões.

37' - Guitta tentou o remate e Luan Muller fez uma grande defesa.

35' - Sokolov marca, mas o árbitro analisa o VAR e considera que houve agarrão do russo ao adversário e anulou o 1-2 dos leões. 

35' - Marlon Araújo (Palma) vê cartão amarelo.

Confira o golo

33' - GOLOOOOOOO! EMPATA O SPORTING. É DE CALCANHAR PARA ZICKY TÉ! Depois de muito tentar, o Sporting empatou a partida.

31' - Mancuso remata ao lado da baliza dos verde e brancos.

31' - Partida interrompida para a assistência a Alex Merlim.

29' - Cainan volta a tentar o golo. O italiano recebeu com o peito e rematou à baliza, valendo o bom posicionamento de Guitta a evitar o golo.

28' - Terceiro cartão amarelo do jogo. É para Zicky Té.

26' - Grande exibição dos dois guarda-redes. Agora foi a vez de Luan Muller brilhar. O brasileiro defende um remate de Pauleta.

25' - Pauleta!!! O jogador do Sporting remata ao poste, após defesa de Luan.

25' - Impecável Guitta a evitar o segundo do Palma. Mancuso tentou o remate em zona frontal e o brasileiro faz uma grande defesa. 

24' - Responde o Sporting. Pany Varela veio da esquerda para o meio e obrigou Luan a uma grande defesa.

23' - Guitta corrige um grande erro. Rivillos interceta um passe do guarda-redes do Sporting, isola-se e atira para grande defesa do guardião dos leões com o ombro.

22' - Ao poste! Sporting à beira do empate. Diego Cavinato muito perto de marcar.

21' - Esteve à vista o 2-0. Cainan de Matos atira forte e rasteiro para defesa de Guitta.

21' - Já se joga o segundo tempo.

20' - Termina a primeira parte. O Palma Futsal vai vencendo o Sporting por 1-0.

20' - Outra vez Luan Muller. O guarda-redes do Palma defende um primeiro remate de Zicky Té e depois, com a cara, volta a impedir o golo do luso.

20' - João Matos! O capitão do Sporting dá o exemplo e obriga Luan Muller a defesa apertada para evitar o empate.

19' - Tomás Paçó tentou a sua sorte. O jogador do Sporting tirou Chaguinha do caminho, mas o remate foi desviado por Mario Rivillos.

16' - Pany Varela atira ao lado da baliza.

Confira aqui o golo

14' - GOOOOLOOO! MARCA O PALMA! Meio golo é Luan Muller. O guardião passa por três adversários, e aparece em boa posição. Aí Rivillos aproveita um ressalto em Guitta para atirar forte e inaugurar o marcador

14' - Responde o Sporting. Cavinato rematou rente ao poste, mas Luan conseguiu defender.

13' - Guitta tentou a sua sorte. O guarda-redes subiu na quadra e atirou rasteiro a rasar o poste.

12' - Outra vez Guitta. Brasileiro defende com a ponta dos dedos o remate de Mancuso.

11' - O que perde Tomás Paçó! O luso atira cruzado ao lado. 

10' - Já não há palavras para descrever a exibição de Guitta. Grande defesa a remate cruzado de Chaguinha. 

9' - Três enormes defesas de Guitta! Tayebi rematou de primeira para uma parada extraordinária do brasileiro.

8' - Outra vez Guitta! Primeira defende um remate de Cleber e depois um tiro de Rivillos.

8' - Segundo amarelo na partida. É para Pany Varela.

8'- Guitta! Guardião faz uma enorme defesa a remate de Mancuso! 

6' - O que perde Hugo Neves. Jogador do Sporting surge na cara de Luan e permite a defesa do guarda-redes do Palma.

5' - Na cobrança do livre marcado pelo árbitro, Merlim atirou para defesa apertada de Luan Muller.

5' - Aí está o primeiro amarelo do jogo. Vai para Cainan (Palma).

2' - Começa melhor o Palma. Cainan testou a atenção de Guitta com um livre forte e rasteiro. O brasileiro estava atento.

1'- Arranca a partida em Maiorca! Já se joga a final da Champions de futsal!

0' - O Sporting, que procura o seu terceiro título de campeão europeu, chega a esta partida depois de golear os belgas do Anderlecht por 7-1. Por seu turno, os espanhóis venceram o Benfica, num jogo que terminou 4-3.

Equipas iniciais

Palma Futsal: Luan Muller, Chaguinha, Rojas, Francisco Tomaz e Cainan

Sporting: Guitta, Erick, João Matos, Cavinato e Alex Merlim;

Antevisão

Palma Futsal e Sporting medem forças, este domingo, na final da Liga dos Campeões de futsal, num encontro decisivo que acontece em Espanha.

Os leões já venceram o troféu por duas vezes e tentam, assim, repetir um feito que não acontece desde 2020/21. Já a formação espanhola estreia-se em jogos decisivos e procura o primeiro título do seu palmarés.

A partida tem apito inicial para as 19h00 e poderá acompanhar todas as incidências, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Final dramático. Benfica falha dérbi com golo anulado ao cair do pano

Leia Também: Sporting 'derrete' chocolate belga e espera Benfica na final da Champions

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pote 'pica' arbitragem do Benfica-Sporting? "Olha o lance do pénalti..."

I Liga

Pote 'pica' arbitragem do Benfica-Sporting? "Olha o lance do pénalti..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas