Um final apavorante, ao estilo do leão: As notas do Sporting-Famalicão

Equipa de Alvalade começou por baixo, arrebitou depois do grito de Rúben Amorim e ainda deixou Alvalade calado quando os minhotos ameaçaram o empate. Três pontos enchem o papo dos leões, que continua a perseguir o apuramento para a Liga dos Campeões.

Notícia

© Global Imagens

Tiago Antunes
01/05/2023 07:59 ‧ 01/05/2023 por Tiago Antunes

Desporto

Análise

O Sporting venceu o Famalicão na noite de domingo num jogo que, é preciso dizer, não foi tão fácil como chegou a parecer. Os leões entraram a patinar e a tranquilidade só veio quando houve um grito.

Rúben Amorim mandou a equipa acalmar e concentrar-se, uma reprimenda ouvida e percebida pelos jogadores. Morita, na primeira tentativa do Sporting, marcou golo e começou a construir a base da vitória. Só na segunda parte, quando Esgaio espantou os males e deu o 'grito do Ipiranga' em Alvalade, é que se colocou mais um tijolo bem acente na muralha, que foi ruindo a pouco e pouco.

Coates tinha a melhor das intenções, mas acabou por silenciar Alvalade com tanta apreensão. O capitão quis cortar o lance de ataque e acabou por fazer autogolo. Um final aparovante, à moda do Sporting, que só não abalou o reino do leão porque o 'San Adán' desceu ao relvado para salvar. O espanhol evitou o empate até ao final, numa altura em que a entrada de Chermiti deixou o Sporting praticamente nulo no ataque, tal como se viu na última jornada, frente ao Vitória SC.

Três pontos suados, mas somados. O Sporting continua a caminhar rumo à Liga dos Campeões ao ritmo de Rúben Amorim. O treinador dos leões deu o mote e a equipa procura forças para o seguir. No entanto, a época do Sp. Braga continua a complicar a missão, que muitos dizem ter sido já falhada há muito.

Posto isto, vamos às notas.

A figura

Marcus Edwards destacou-se pela positiva em Alvalade. O inglês começa a libertar-se das pregas que têm impedido que mostre todo o seu potencial. Foi o mais criativo do ataque do Sporting, inventou toda uma jogada no golo de Morita e não se cansou de continuar a procurar o golo que podia abrilhantar a exibição. Edwards vai ganhando créditos, só falta conseguir ser constante.

A surpresa

Leandro Sanca deixou boas impressões em Alvalade. Apesar de não ter conseguido marcar golo, foi o principal responsável pela manobra ofensiva do Famalicão, na qual desconcertou por várias vezes o trio defensivo do Sporting. Diomande sofreu por várias vezes nas mãos do jovem avançado que, cedido ao Famalicão nesta época, começa a mostrar valor para dar o salto para outro patamar.

A desilusão

Ousmane Diomande terá feito, quem sabe, o seu pior jogo no Sporting até então. O defesa comprometeu várias vezes, não conseguiu recompor-se e Amorim não quis arriscar. O marfinense não teve mais 'abébias' depois de servir de bandeja Sanca num lance que cheirou a empate. Depois de várias exibições de gala, até na Liga Europa, o jovem defesa começa a mostrar dificuldades e parece exigir mais trabalho durante a semana para aparecer melhor no fim-de-semana.

Os treinadores

Rúben Amorim

Na primeira parte foi ao delírio ao ver a equipa falhar no plano de jogo. Gritou como não fez antes e causou algum espanto por isso. Ainda assim, não perdeu o grupo, chamou-o à razão e conseguiu acordar a equipa que, no primeiro remate do jogo, acertou no alvo. Na segunda parte, por culpa de um erro individual e não coletivo, começou a ter dúvidas quanto à vitória, mas não a colocou em causa ao encostar a equipa à baliza. Apesar do final desagradável, há bons sinais no Sporting que levam a crer que a reta final não terá precalços.

João Pedro Sousa

Vitórias morais não existem para todos, mas o Famalicão leva-a neste jogo. Sem oito figuras da equipa, os minhotos entraram em campo a 'poupar', se é assim que se pode chamar. O sonho da Europa, por agora, não fala mais alto do que o passo que falta dar para tentar ir ao Jamor. A meio de uma meia-final da Taça de Portugal, jogar contra o Sporting pareceu ser um duro golpe, até complicado de gerir. A equipa, ainda assim, apresentou-se bem em campo, melhor quando os habituais titulares começaram a carburar em campo. Fica uma boa imagem, mas certamente será pouco para o ambicioso Famalicão.

O árbitro

Manuel Oliveira teve uma exibição aceitável. Apesar dos pedidos de penálti, os vários feitos pelo Sporting, acertou nas decisões que tomou. 

Leia Também: Leão de fibra desfila no 'passeio da Fama' e não desiste da Champions

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Hjulmand faz um apelo à família do Sporting para o jogo com o Vitória SC

I Liga

Hjulmand faz um apelo à família do Sporting para o jogo com o Vitória SC

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas