Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Cristiano Ronaldo abriu caminho a escândalo italiano: "Um erro enorme"

Chegada do internacional português a Turim fez 'explodir' a massa salarial da Juventus, o que culminou na condenação por suspeitas de irregularidades financeiras.

Cristiano Ronaldo abriu caminho a escândalo italiano: "Um erro enorme"
Notícias ao Minuto

19:20 - 26/04/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Juventus

O jornal britânico The Guardian publica, esta quarta-feira, um extenso artigo no qual aponta a aquisição de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid, no verão de 2018, como o momento que espoletou o escândalo que, já este ano, acabaria por 'rebentar' na Juventus.

A publicação recorda que ordenado do internacional português supunha um 'fardo' de 54,24 milhões de euros anuais para as contas bianconeri, valor que superava, em muito, o orçamento que alguns clubes tinham para toda uma temporada.

"Foi o momento em que as portas se abriram. Houve um efeito inflacionário nos ordenados", afirmou um dirigente que preferiu manter o anonimato. "Foi um erro enorme. Um exemplo de um sistema drogado por dinheiro para buscar resultados desportivos, que estão sempre sujeitos à sorte", acrescentou o ex-presidente, Cobolli Gigli.

Daí em diante, as finanças da Vecchia Signora entraram numa espiral negativa, o que culminaria na condenação por suspeitas de irregularidades financeiras e a subtração de 15 pontos, na Serie A, que acabaria, entretanto, por ser anulada, pela própria Federação Italian de Futebol (FIGC).

A mesma publicação sublinha que, pese embora este desfecho tenha apanhado muitos de surpresa, foi, desde logo, previsto por Beppe Marotta, que, à altura da contratação do avançado formado no Sporting, alertou o então presidente, Andrea Agnelli, para os riscos que acarretaria.

"Marotta, o homem responsável pela política de transferências do clube, discordou ferozmente. Estava ciente de que os ordenados ficariam fora de controlo e temia que a personalidade dominante do Ronaldo afetaria a dinâmica do balneário. Agnelli levou a sua avante. Em julho de 2018, Ronaldo chegou à Juventus, e, poucos meses depois, Marotta saiu", pode ler-se.

Leia Também: "Cristiano Ronaldo arrisca estragar tudo. Podia ter voltado ao Sporting"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório