Título decidido a nove paragens do fim? Dados do século 'travam' FC Porto

Nenhuma equipa que esteve tão longe do primeiro lugar a nove jornadas do fim conseguiu destronar o líder. Dragões precisariam de fazer história para surpreender o Benfica.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
21/03/2023 07:03 ‧ 21/03/2023 por Miguel Simões

Desporto

I Liga

A I Liga ativou o modo 'pausa' para dar lugar aos compromissos de seleções, mas os clubes continuam a fazer contas à vida daquilo que podem esperar das nove jornadas que faltam até ao fim, sendo que a história mostra que o título de campeão nacional já poderá estar 'entregue' ao Benfica.

O empate do FC Porto no reduto do Sporting de Braga (0-0) aumentou a desvantagem para o líder Benfica em dez pontos e os dados do século XXI mostram que nenhuma equipa conseguiu recuperar de tal distância para protagonizar uma reviravolta nas contas do topo do campeonato. Aliás, a diferença entre os primeiro e segundo classificados tende mais em aumentar do que diminuir nas últimas nove rondas do campeonato.

No que diz respeito à luta pelo pódio há muita coisa que pode mudar. Os bracarenses continuam a dois pontos dos dragões e, logo atrás, surge o Sporting, que pode transformar os seis pontos de desvantagem em apenas três no acerto de calendário. Uma vitória aqui, uma derrota ali... e a verdade é que tudo pode trocar de ordem.

Não faltam exemplos de reviravoltas alcançadas na segunda metade da temporada, como a do Benfica em 2018/19 ou a do FC Porto em 2019/20, quando seguiam com uma desvantagem na ordem dos sete pontos. Os dados do século XXI são ainda acompanhados pelas previsões da FiveThirtyEight, cuja percentagem de previsão não chega para preencher um mão.

Benfica com caminho aberto

É certo que o Benfica ainda tem de defrontar as equipas que lutam por um lugar no pódio, sendo que dois desses duelos acontecem na Luz (frente a FC Porto e Sporting de Braga), com a exceção a ser a deslocação a Alvalade, mas a história está claramente do lado do emblema encarnado.

A vantagem de dez pontos pode 'balancear' nos duelos frente a equipas com outros objetivos, desde as ambições europeias à luta pela manutenção, mas o Clássico com os dragões, em altura de Páscoa, poderá ditar um impacto mais relevante nas contas, sobretudo em caso de triunfo da equipa de Roger Schmidt.

Casa FC Porto Estoril Sp. Braga Santa Clara (-)
Fora Rio Ave Desp. Chaves Gil Vicente Portimonense Sporting

 

FC Porto a precisar de ser... histórico

A precisar de recuperar de dez pontos, o FC Porto não terá tarefa nada fácil e sabe que terá de lutar contra a história, apoiando-se nas palavras de Sérgio Conceição que, após o empate em Braga (0-0), afirmou taxativamente que "ninguém atira a toalha ao chão" no Dragão.

Com um calendário em casa teoricamente mais acessível (apesar dos sempre escaldantes jogos frente a Boavista e Vitória SC), o conjunto azul e branco terá de lutar pela vida no Clássico frente ao líder, na Luz, para poder reduzir a diferença e manter o sonho. Qualquer outro resultado 'entrega' o título ao Benfica. Além disso, tem ainda o Sporting de Braga 'à perna', a apenas dois pontos da vice-liderança.

Casa Portimonense Santa Clara Boavista Casa Pia Vitória SC
Fora Benfica Paços Arouca Famalicão (-)

 

Sporting de Braga entre duas lutas

O mais recente jogo na Pedreira, frente ao FC Porto (0-0), o Sporting de Braga mostrou que o segundo lugar está ao alcance, o que torna a luta pelo pódio (ainda) mais animada, uma vez que se encontra a dois pontos da vice-liderança e, atualmente, com mais seis por comparação ao Sporting, que conta com menos um jogo.

Os bracarenses podem dar tudo de si na reta final e acabar à frente dos dragões ou podem escorregar e cair do pódio, sendo que o terceiro lugar possibilita o acesso à Liga dos Campeões, por via do play-off. 'Gracinha' ou conservar o último degrau do pódio? Eis o dilema dos pupilos de Artur Jorge.

Casa Estoril Gil Vicente Portimonense Santa Clara Paços
Fora Desp. Chaves Casa Pia Benfica Boavista (-)

 

Sporting ainda 'vê' o pódio

A realizar uma época abaixo do desejável a nível interno, o Sporting ainda corre pelos serviços mínimos da presente temporada, de olho na terceira posição e, quem sabe, no segundo lugar. O título, diga-se, já é uma miragem, com 18 pontos de distância, mesmo tendo uma jornada por realizar face aos restantes.

Com adversários que poderão precisar de pontos 'do pão para a boca' - uma dificuldade acrescida que afeta todos os clubes nas retas finais, na realidade -, o conjunto de Rúben Amorim não quer ir 'em cantigas' e vai perseguir o pódio a todo o gás. Há possibilidade de sonhar ainda com o segundo lugar?

Casa Santa Clara Arouca Famalicão Marítimo Benfica
Fora Gil Vicente Casa Pia Vitória SC Paços Vizela

 

Leia Também: Restam 12 paragens. No eixo Lisboa-Braga, quem sorri e quem fica apeado?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Após falhar jogo por lesão, Trippier envolto em polémica com bar de strip

Premier League

Após falhar jogo por lesão, Trippier envolto em polémica com bar de strip

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

E depois da queda? O programa de Miguel Oliveira no GP do Reino Unido

MotoGP

E depois da queda? O programa de Miguel Oliveira no GP do Reino Unido

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas