Leão teve o céu à mercê e agora terá de sobreviver ao inferno de Londres

Num 'carrossel de loucos', Sporting e Arsenal presentearam-nos com quatro golos e um mar de ocasiões.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
09/03/2023 19:40 ‧ 09/03/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Liga Europa

Sporting e Arsenal empataram, 2-2, esta quinta-feira, em Alvalade, num duelo relativo à primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa. Um encontro em que os leões marcaram por Gonçalo Inácio e Paulinho, já os londrinos pintaram o marcador com golos de Saliba e um auto-golo de Morita.

A primeira grande ocasião do encontro pertenceu a Pedro Gonçalves, mas o médio acabou por atirar ao lado. Porém, rapidamente os gunners tomaram as rédeas do encontro e, à passagem dos 22 minutos, adiantaram-se no marcador num lance em que Adán e a defesa leonina ficaram a dormir. O guarda-redes espanhol não saiu dos postes para atacar o cruzamento e a defesa leonina ficou pregada ao relvado, permitindo assim o cabeceamento à vontade de Saliba. Na sequência deste lance surgiram desentendimentos entre Coates e Zinchenko, com ambos a verem amarelo e, desta forma, o internacional uruguaio a falhar o jogo da segunda mão em Londres.

Aos 27 minutos, o ucraniano esteve perto do segundo golo mas Adán com uma palmada negou a felicidade aos gunners. Logo depois, aos 29’, Edwards fugiu pela direita e cruzou em cima da linha. Turner não conseguiu chegar à bola, porém também não apareceu ninguém ao segundo poste para corresponder ao passe do inglês. Aos 34 minutos Gonçalo Inácio tentou a sorte de de longe e obrigou Turner a defesa apertada para canto. Todavia, na sequência deste canto, o central português acabaria mesmo por arrombar o cofre londrino com um desvio mortal de cabeça na pequena área. Logo depois, aos 39’, Turner negou a cambalhota no resultado após um tiraço de Marcus Edwards.

Num jogo bastante explosivo, e com várias situações de perigo nas duas áreas, aos 42 acabou por ser Xhaka a cabecerar e Adán a defender sobre a linha. Nos descontos da etapa inicial, os pupilos de Amorim desperdiçaram uma soberana ocasião: pressão alta resulta em roubo de bola na área mas Paulinho, julgando estar em posição irregular, não atacou a bola para faturar.

A etapa complementar começou a todo o vapor. Aos 47 minutos, Trincão subiu pela esquerda, driblou Saka e cruzou, mas Turner afastou a soco. Morita recuperou a bola e rematou para defesa do guarda-redes inglês. Pouco depois, duas grandes oportunidades para o Arsenal. Primeiro uma grande defesa de Adán, com uma palmada com a mão esquerda, a evitar o golo de Martinelli, que ficou isolado após abertura de Zinchenko, para depois ser Fábio Vieira a estar perto da felicidade.

Aos 55 minutos, Alvalade explodiria de felicidade com o golo de Paulinho: Trincão soltou em Esgaio que cruzou para um defesa cortar na primeira área, na continuação da jogada Edwards serviu Pote e este rematou para defesa de Turner. A recarga foi direitinha a Paulinho que só teve de encostar, embora pressionado por dois rivais. 

Pouco depois, Martinelli com a baliza à mercê viu o empate negado com um corte em cima da linha de St. Juste. Aos 61 minutos, só com Turner pela frente, Paulinho rematou por cima e na resposta o líder da Premier chega à igualdade com um auto-golo de Morita, porém o tento devia ter sido anulado por haver falta de Saka sobre Pote no início da jogada. Momentos depois, Fábio Vieira a estar mais uma vez perto golo, porém Adán a levar outra vez a melhor. Aos 79 minutos, cruzamento de Nuno Santos a chegar a St. Juste no lado oposto, com o remate deste a ser bloqueado e na recarga Diomande a atirar ao lado.

A segunda mão desta eliminatória está marcada para o Emirates Stadium para daqui uma semana, a 16 de março.

Momento do jogo: O minuto 61. Momento em que Paulinho falha o 3-1 no encontro e na resposta o Arsenal chega ao empate através de um auto-golo de Morita.

Onze do Sporting: Adán; Matheus Reis, St. Juste, Coates, Gonçalo Inácio e Ricardo Esgaio; Morita, Pote; Edwards, Trincão e Paulinho.

Onze do Arsenal: Turner; White, Saliba, Kiwior, Zinchenko; Xhaka, Jorginho; Nelson, Fábio Vieira, Saka; Martinelli.

Antevisão: Sporting e Arsenal defrontam-se, esta quinta-feira, em Alvalade, a partir das 17h45, num duelo relativo à primeira mão dos 'oitavos' da Liga Europa.

Os leões, quartos classificados da I Liga, recebem o líder da Premier League, que comanda a competição com cinco pontos à maior sobre o Manchester City.

Os dois emblemas defrontaram-se recentemente, em 2018, com os verde e brancos, então comandados por Tiago Fernandes, a empatarem a zero em Londres, já em Alvalade os 'canhões' do Arsenal disparam um 'tiro' letal por intermédio de Welbeck.

Leia Também: "É importante que o Sporting tenha o objetivo de vencer a Liga Europa"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

França

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Radares

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas