Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

'Patinho feio' virou cisne no centenário: Notas do Portimonense-Sporting

Paulinho marcou o golo do triunfo diante do Portimonense, no encontro que marcou a vitória número 100 de Rúben Amorim desde que o técnico chegou a Alvalade.

'Patinho feio' virou cisne no centenário: Notas do Portimonense-Sporting
Notícias ao Minuto

08:14 - 05/03/23 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

O Sporting somou na tarde/noite de sábado a terceira vitória consecutiva na I Liga, ao vencer o Portimonense, por 1-0, mas não foi, de todo, um triunfo fácil para a equipa de Rúben Amorim, que assinalou um feito histórico.

Os leões dominaram praticamente do primeiro ao último minuto do jogo no Algarve, mas, numa noite de muito desperdício, nomeadamente de Pedro Gonçalves, praticamente hipotecava as hipóteses dos verde e brancos ainda sonharem com os lugares de acesso à Liga dos Campeões na próxima época.

No entanto, um golo de Paulinho, ele que é muitas das vezes o patinho feio dos adeptos dos leões, permitiu que os leões não tropeçassem a sul do país. E o avançado, que virou cisne neste duelo, ajudou o seu treinador a escrever uma página de ouro na carreira em Alvalade.

A vitória por 0-1 frente ao Portimonense significou o quarto encontro seguido a ganhar em todas as competições para o Sporting, assim como o triunfo número 100 desde que Rúben Amorim chegou a Alvalade na temporada 2019/20, proveniente do Sporting de Braga. Marca alcançada em 144 jogos.

Mas vamos às notas deste encontro:

Figura

O Sporting caminhava para um jogo sem golos no Algarve, apesar do grande volume ofensivo, quando Rúben Amorim apostou de forma certeira na entrada de Paulinho. Criticado por uns e adorado por outros, o avançado luso precisou apenas de três minutos em campo para ser decisivo.

Surpresa

Se o Sporting foi vendo vários golos anulados, muito deve culpar o japonês Kosuke Nakamura. Os leões tiveram inúmeras ocasiões, mas pela frente tiveram um muro nipónico que foi mantendo a baliza algarvia inviolada enquanto pôde. Destaque para as defesas aos minutos 51, 63 e 73.

Desilusão

Pedro Sá é o capitão de equipa do Portimonense, mas nos 45 minutos em que esteve em campo não se deu por ele. Quase que se pode dizer que estendeu a passadeira aos adversários no tempo que Paulo Sérgio lhe deu. Foi substituído ao intervalo.

Treinadores

Rúben Amorim: A equipa apresentou um grande volume ofensivo neste jogo, mas evidenciou alguns problemas na hora de finalização, que se voltaram a repetir de capítulos anteriores. Apesar da ineficácia, os leões não tiraram o pé do acelerador e chegaram ao triunfo justo na reta final.

Paulo Sérgio: Mau jogo dos algarvios. As seis ocasiões de golo contra as 21 do adversário compravam isso mesmo. O Portimonense foi praticamente uma nulidade a nível ofensivo e apenas tentou a sua sorte já na reta final quando o Sporting já estava a vencer. 

Arbitragem

Atuação razoável de Gustavo Correia, que apresentou alguma inconstância no critério. Errou ao mostrar um cartão amarelo a Esgaio, numa falta que não existe, assim como outros amarelos desnecessários. Boa intervenção do VAR no momento da grande penalidade desperdiçada por Pedro Gonçalves.

Leia Também: Paulinho lançou a boia no 'mar' de desperdícios e leão pressiona rivais

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório