A UEFA anunciou, esta sexta-feira, que onze clubes (Aris, Astana, Borak Banja, CFR Cluj, Floriana, Konyaspor, SK Petropavlosk, Olimpia Ljubljana, NK Osijek, HNK Rijeka e Valmiera) serão sancionados com medidas disciplinares por não cumprirem os requisitos de solvência, que se reflete na ausência de dívidas vencidas durante a época 2022/23.
Em comunicado, o órgão presidido por Aleksander Ceferin informou que a decisão foi tomada pela Primeira Câmara do Órgão de Controlo Financeiro de Clubes da UEFA, que concluiu a primeira avaliação dos requisitos de solvência com base no novo Regulamento de Licenciamento e Sustentabilidade Financeira de Clubes.
Após a adopção do regulamento acima mencionado em abril de 2022, os requisitos de solvência foram reforçados e os clubes participantes em competições da UEFA foram avaliados pela Primeira Câmara do Órgão de Controlo Financeiro dos Clubes em três ocasiões este ano: em julho e outubro de 2022, assim como em janeiro de 2023.
Deste modo, alguns dos onze clubes acima mencionados poderão ver a sua participação nas competições europeias da próxima época ser comprometida por repetidos não pagamentos durante mais de noventa dias.
Leia Também: UEFA e o golo polémico no Fiorentina-Sp. Braga: "Teria sido melhor..."