A seleção portuguesa de basquetebol garantiu, este domingo, o apuramento direto para a fase de qualificação do Europeu de basquetebol de 2025. Os lusos perderam em casa da Bulgária, por 90-82, no último jogo do Grupo F da segunda ronda de pré-qualificação, mas conseguiram o bilhete direto para esta fase com base na diferença de pontos.
A equipa nacional chegou à cidade de Botevgrad com uma vantagem de 10 pontos para gerir sobre a Bulgária e terminou a partida com uma derrota por oito (90-82). Mas nem tudo foi fácil para as cores lusas deste o apito inicial.
A Bulgária teve a seu favor um apoio esmagador nas bancadas, com cerca de 4500 espectadores, mas a seleção das quinas não se deixou abanar pelo ambiente das bancadas e conseguiu chegar ao final do primeiro período com um empate (19-19). O equilíbrio foi nota de destaque até ao intervalo, que chegou com uma vantagem ligeira da Bulgária (43-40).
Mas os búlgaros sabiam que precisavam de uma vantagem mais ampla para conseguir o primeiro lugar do Grupo F de pré-qualificação e entram com outra força para o terceiro período. A equipa nacional não conseguiu responder a este novo ímpeto dos magiares e chegou ao final do terceiro período a perder por 70-58, resultado que ditava a qualificação direta da equipa da casa.
Portugal estava obrigado a ter, no máximo, dez pontos de desvantagem para conseguir o seu objetivo. Apesar das dificuldades, a 28 segundos do fim a seleção nacional perdia por 90-80, resultado que já servia as aspirações portuguesas. A equipa lusa teve dois pares de lances livres na reta final, com Diogo Ventura e Rafael Lisboa a fixarem o 90-82 final, que permitiu à equipa das quinas confirmar o primeiro lugar do grupo e a passagem à fase principal de qualificação para o Europeu de 2025.