Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Escândalo no Dragão. FC Porto (com nove) vai ao tapete e vê Benfica voar

Azuis e brancos terminaram reduzidos a nove unidades diante de um Gil Vicente que jogou melhor contra 11 jogadores adversários. Benfica fica a oito pontos dos campeões nacionais.

Escândalo no Dragão. FC Porto (com nove) vai ao tapete e vê Benfica voar
Notícias ao Minuto

22:32 - 26/02/23 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O FC Porto perdeu, este domingo, na receção ao Gil Vicente, por 1-2, em jogo a contar para a 22.ª jornada da I Liga. Num encontro recheado de polémicas e intervenções do VAR, os azuis e brancos terminaram com nove jogadores.

Taremi quebrou a seca de golos aos quatro minutos, mas Navarro empatou aos 27'. Pouco depois, Murilo carimbou a reviravolta de penálti, antes de Uribe, já no segundo tempo, deixar os portistas com nove unidades.

Filme do jogo:

Depois da derrota a meio da semana diante do Inter de Milão, Sérgio Conceição mexer com as pedras e surpreendeu ao colocar o jovem inglês Namaso no lugar do lesionado Galeno no onze. Mas houve mais duas alterações em relação aos titulares em Itália: Wendell e Eustáquio entram para os lugares de Zaidu e Grujic.

O FC Porto começou a dominar e marcou cedo na partida. Logo no primeiro minuto, Mehdi Taremi colocou a bola no fundo das redes, mas viu o lance ser anulado por fora de jogo. Ainda assim, o iraniano colocaria um ponto final na série de quatro jogos sem marcar quando, aos quatro minutos, combinou com Namaso e atirou para o fundo das redes à guarda de Andrew.

Ao golo madrugador podia ter-se seguido um outro aos nove minutos. Mas Pepê preferiu inscrever o seu nome nos falhanços do ano. Na cara do guarda-redes dos gilistas, o brasileiro atirou escandalosamente por cima. Pouco depois, e após Navarro ter cabeceado perto do poste, Namaso não fez melhor que o companheiro de equipa e atirou à trave.

O Gil Vicente fez pela vida no Dragão e deixou um aviso pouco antes da meia hora quando Boselli obrigou Diogo Costa a uma grande defesa. Mas o guarda-redes português já não impediu o que veio a seguir. Aos 27 minutos, e após uma iniciativa na direita, Zé Carlos cruzou rasteiro e Fran Navarro surgiu na pequena área a cabecear para o fundo das redes, num golo histórico para o avançado goleador dos gilistas.

A igualdade alcançada pelos barcelenses no Dragão deixou o FC Porto algo surpreendido e os azuis e brancos ficaram ainda mais atónitos quando, aos 36 minutos ficaram reduzidos a dez unidades. João Mário intercetou um passe à entrada da grande área com o braço e viu desde logo cartão amarelo. O lance foi analisado pelo VAR e Rui Costa acabou por expulsar o jogador portista.

O golo de Navarro e a expulsão de João Mário viraram o jogo do avesso e o Gil Vicente acabou mesmo por operar a reviravolta no marcador em cima do tempo de intervalo. Depois de ter atirado um remate à barra aos 40 minutos, Murilo foi chamado a bater o castigo máximo, assinalado por falta de Uribe dentro da grande área. O brasileiro não desperdiçou.

Com a equipa desajustada, Conceição fez duas mexidas ao intervalo, ao lançar Gonçalo Borges e Zaidu para o segundo tempo. Mas o que o técnico do FC Porto provavelmente não esperava era que a sua equipa ficasse reduzida a nove unidades. Uribe fez falta sobre Zé Carlos aos 52 minutos e viu o cartão vermelho por acumulação de amarelos, ele que já tinha sido admoestado com um cartão amarelo no primeiro tempo.

Mesmo com nove jogadores, o FC Porto partiu à espreita do golo do empate. Na raça, os campeões nacionais ganharam a maioria dos duelos diante dos jogadores adversários. Já o Gil Vicente, que jogou melhor contra os 11 dos azuis e brancos, pouco conseguia fazer perante o trabalho que os portistas iam fazendo do outro lado.

E contra as expectativas, dado estar com menos dois jogadores do que estava aquando do apito inicial, o FC Porto chegou ao empate no Dragão. Na sequência de um ataque rápido, Taremi deixou na direita para Pepê que serviu com um cruzamento rasteiro para o desvio de Eustáquio. O canadiano meteu a bola no fundo das redes, mas o golo foi anulado com recurso ao VAR.

O jogo manteve-se vivo nesta reta final. Se, por um lado, os azuis e brancos tentaram o tudo por tudo para chegar, pelo menos, ao empate, o Gil Vicente fazia o que podia para manter a curta vantagem. Os gilistas deram o primeiro sinal de perigo no segundo tempo já perto dos 90'. Fujimoto recuperou a bola em zona adiantada, serviu Marlon mas o brasileiro atirou por cima.

Para os minutos finais, o FC Porto fez o que pôde. Gonçalo Borges tentou o remate de longe, Marcano dividiu uma bola área com Andrew, mas o golo nada quis com os campeões nacionais que acabaram vergados à derrota, numa vitória inédita dos gilistas em casa dos portistas.

Feitas as contas, o FC Porto mantém o segundo lugar da tabela com 51 pontos, mas vê o Benfica agora a oito de distância e pode acabar a ronda ultrapassado pelo Sporting de Braga, que na segunda-feira joga em casa do Vitória SC. Já o Gil Vicente é 14.º classificado com 26 pontos.

Momento do jogo: A expulsão de João Mário pouco depois da meia hora deixou o FC Porto atarantado no encontro. E golo dos gilistas em cima do intervalo agravou a situação.

Equipas iniciais

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Iván Marcano, Wendell, Eustáquio, Matheus Uribe, Otávio, Pepê, Mehdi Taremi e Namaso.

Suplentes: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Zaidu, Rodrigo Conceição, Grujic, Bernardo Folha, André Franco, Gonçalo Borges e Toni Martínez.

Gil Vicente: Andrew Silva, Zé Carlos, Rúben Fernandes, Tomás Araújo, Adrián Marín, Giorgi Aburjania, Pedro Tiba, Murilo Souza, Kanya Fujimoto, Juan Manuel Boselli, Fran Navarro

Suplentes: Brian Araújo, Né Lopes, Lucas Barros, Bilel, Marlon, Gabriel Pereira, Roan Wilson, Simões e Kevin.

Antevisão

O campeão em título FC Porto recebe, este domingo, o Gil Vicente, em jogo da 22.ª jornada da I Liga, e procura manter as distâncias para o líder Benfica.

Após a vitória dos encarnados em Vizela (2-0), no sábado, o atual segundo classificado da prova está quase que 'obrigado' a vencer para se recolocarem a cinco pontos da liderança e manter vivas as aspirações de voltar a chegar ao título nacional.

Os portistas vêm de uma derrota europeia, às mãos do Inter Milão (1-0) na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, e defrontam um adversário que pontua há três rondas seguidas.

O encontro entre FC Porto e Gil Vicente, que tem apito inicial agendado para as 20h30, contará com arbitragem de Rui Costa, podendo acompanhar o duelo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Atenção, FC Porto. Inter perde e 'estende a passadeira' ao Napoli

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório