Francisco J. Marques 'ataca' André Villas-Boas e recorda Pinto da Costa

Antigo diretor de comunicação e informação do FC Porto lamentou o salário auferido por Andoni Zubizarreta e apontou incongruências no discurso do atual presidente dos dragões, recordando mesmo o seu antecessor.

Villas-Boas, Pinto da Costa

© Ivan Del Val/Global Imagens

Notícias ao Minuto
26/06/2025 23:03 ‧ 26/06/2025 por Notícias ao Minuto

Desporto

FC Porto

Francisco J. Marques recorreu às redes sociais, esta quinta-feira, para deixar duras críticas ao trabalho desenvolvido por André Villas-Boas na liderança da direção do FC Porto, desde que rendeu Pinto da Costa em abril de 2024, lamentando o salário auferido por Andoni Zubizarreta, diretor desportivo dos azuis e brancos.

 

"O diretor desportivo do FC Porto, Andoni Zubizarreta, aufere um salário mensal de 52 mil euros, 728 mil euros anuais, o que faz dele o mais bem pago na história do FC Porto não se tratando de um jogador ou de um treinador. Zubizarreta tem um salário mais alto do que alguma vez teve, por exemplo, Jorge Nuno Pinto da Costa, que superava estes valores nos anos em que recebia prémios de desempenho, sinal de que tínhamos conquistado títulos", começou por escrever o antigo diretor de comunicação e informação do FC Porto.

"Não sei se a função de Zubizarreta prevê o pagamento de prémios de desempenho, mas como esta época foi tão má certamente que, a existirem, os objetivos não terão sido atingidos neste primeiro ano. Este salário é verdadeiramente obsceno e expõe a direção do FC Porto, que andou a propagandear a diminuição dos salários da administração. Fica agora evidente que essa quebra se deve essencialmente a habilidades como esta, os responsáveis pelo futebol não são administradores, ao contrário do que acontecia antes. Aliás, Zubizarreta sozinho ganha mais do que ganhavam juntos os dois responsáveis pelo futebol, que eram Luís Gonçalves e Vítor Baía", vincou de seguida Francisco J. Marques.

Neto de Pinto da Costa 'arrasa' Villas-Boas no FC Porto:

Neto de Pinto da Costa 'arrasa' Villas-Boas no FC Porto: "Antigamente..."

Nuno Pinto da Costa não poupou nas críticas dirigidas ao trabalho de André Villas-Boas no FC Porto, sobretudo face à possibilidade de despedimento de Martín Anselmi, após o fracasso no Mundial de Clubes.

Miguel Simões | 16:17 - 25/06/2025

Numa rápida análise global àquela que foi a primeira época completa de André Villas-Boas no comando do FC Porto, Francisco J. Marques não hesitou em recordar as "humilhações" frente ao Benfica, bem como os maus resultados a nível nacional e internacional, para além de apontar incongruências no discurso do líder máximo dos azuis e brancos.

"O célebre Portal da Transparência é uma treta, onde não constam estes valores, para dar a ideia que são muito poupadinhos... Eu próprio questionei André Villas-Boas em Assembleia Geral, tendo o presidente recusado revelar o valor do salário do diretor desportivo, referindo apenas que 'a qualidade paga-se'. E a verdade é que estamos a pagar com língua de palmo a incrível falta de qualidade da direção de AVB. E desde que Zubizarreta assumiu o cargo o que se tem visto é a destruição da capacidade competitiva da equipa do FC Porto, com um plantel cada vez mais fraco e cada vez mais longe da qualidade dos rivais internos", acrescentou ainda.

"Onde AVB vê qualidade só se vê é uma sucessão de erros que redundaram na pior época do FC Porto nas nossas vidas, com humilhações com o Benfica, com humilhações internacionais, quer na Liga Europa, quer no Mundial de Clubes, competições que o presidente teve a lata de afirmar que as íamos disputar para ganhar. Estou na posse desta informação há cerca de dois meses, mas para que os mal-intencionados não me viessem acusar de desestabilizar, de perturbar o dia-a-dia do nosso clube, esperei pelo final da época, que terminou com uma vergonhosa participação no Mundial de Clubes", completou.

 

Recorde-se que o FC Porto regressou na noite da passada terça-feira a Portugal, tendo enfrentado a ira dos adeptos que aguardaram a chegada da equipa no Aeroporto Sá Carneiro, com destaque para os insultos dirigidos ao treinador Martín Anselmi e ao presidente André Villas-Boas.

Para trás ficaram dois empates (diante de Palmeiras e Al-Ahly), para além do registo de uma derrota, frente ao Inter Miami, de Lionel Messi, a culminar na terceira posição do grupo A do Mundial de Clubes e, consequentemente, o afastamento da competição na luta pelos 'oitavos'.

Leia Também: Villas-Boas dedica bicampeonato do FC Porto a adeptos atacados em Lisboa

Leia Também: Neto de Pinto da Costa 'arrasa' Villas-Boas no FC Porto: "Antigamente..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Georgina Rodríguez mostra filhos a assistirem a jogo de Cristiano Ronaldo

Georgina Rodriguez

Georgina Rodríguez mostra filhos a assistirem a jogo de Cristiano Ronaldo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

carros elétricos

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas