Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Missão cumprida na Dinamarca: Sporting goleia e agarra vaga nos 'oitavos'

Golos de Coates e Pote (com ajuda dinamarquesa) garantem continuidade nas competições europeias. Leões conhecem adversário no sorteio que decorrerá amanhã, em Nyon.

Missão cumprida na Dinamarca: Sporting goleia e agarra vaga nos 'oitavos'

O Sporting visitou e arrancou, esta quinta-feira, um triunfo sem contestação no reduto do Midtjylland (4-0), garantindo um lugar nos oitavos de final da Liga Europa. Depois do empate registado há uma semana em Alvalade (1-1), os leões retomaram o melhor nível e foram à Dinamarca resolver o playoff da melhor forma. 

Coates (21') e Pedro Gonçalves (50' e 78') foram os marcadores de serviço, ao passo que Gartenmann (84') fechou o resultado... na baliza errada, numa tarde em que os dinamarqueses também sofreram por conta da expulsão do lateral Paulinho, ainda na primeira parte. 

Filme do jogo

A primeira parte não poderia ter corrido melhor ao Sporting. Após uma entrada mais pressionante, os leões começavam a sentir algumas dificuldades quando chegaram ao golo, num lance de enorme confusão na grande área dinamarquesa que Coates (21') aproveitou para marcar e desfazer o nulo no marcador. 

O Midtjylland tentou responder prontamente e até dispôs de uma grande oportunidade, mas Ricardo Esgaio apareceu no último segundo para tirar a bola a Selmani e evitar uma situação flagrante de perigo. 

Ainda antes do intervalo, mais um revés para os dinamarqueses e uma boa notícia para... Rúben Amorim. Paulinho, lateral do Midtjylland, viu o segundo cartão amarelo e não escapou ao consequente vermelho, deixando os caseiros reduzidos a 10 unidades a partir dos 38 minutos. 

A segunda parte também não poderia ter começado da melhor forma. Pedro Gonçalves ampliou a vantagem aos 50 minutos, com um belo remate à meia volta, novamente na sequência de um canto, e deixou o apuramento ainda mais encaminhado para os leões. 

A partir daqui, o Sporting limitou-se a gerir o jogo, esperando pelo momento certo para atacar e ferir, ainda mais, o Midtjylland, que foi tentando chegar à baliza à guarda de Adán, mas sem grande sucesso nessa missão. 

Quem teve sucesso na hora de rematar à baliza foi Pote, que bisou aos 78 minutos, num lance em que contou com a preciosa 'ajuda' de Olsson, que desviou a bola e traiu o guarda-redes Lossl. 

O resultado não ficou, porém, fechado, com Stefan Gartenmann (84') a protagonizar um autogolo insólito.

O Sporting está, assim, apurado para os oitavos de final da Liga Europa, conhecendo o adversário que se segue já amanhã, sexta-feira, no sorteio que decorrer em Nyon.

O Midtjylland foi afastado da Liga dos Campeões pelo Benfica e agora despede-se da Liga Europa por culpa do Sporting. 

Momento do jogo: O segundo golo de Pote trouxe a tranquilidade que tantas vezes tem faltado ao Sporting ao longo desta temporada. O jogo ficou mais do que resolvido a partir daí. 

Equipas iniciais

ONZE DO MIDJYLLAND: Jonas Lossl; Joel Andersson, Stefan Gartenmann, Dalsgaard, Paulinho; Gigovic, Kristoffer Olsson, Andreasen; Selmani, Oliver Sorensen e Gustav Isaksen.

ONZE DO SPORTING: Adán; St. Juste, Coates, Inácio; Arthur Gomes, Morita, Ugarte, Esgaio; Edwards, Pote e Paulinho. 

Antevisão

O Sporting visita esta quinta-feira a Dinamarca em busca de uma vitória e do consequente apuramento para os oitavos de final da Liga Europa. Depois de consentir um empate na última semana frente ao Midtjylland (1-1), em Alvalade, os leões de Rúben Amorim sabem que apenas a vitória interessa para vencer o playoff e prosseguir carreira na segunda maior prova de clubes da UEFA. 

A formação leonina tem assinado uma época recheada de tropeções, mas Amorim revelou-se confiante que a equipa vai saber dar uma resposta cabal em solo dinamarquês, salientando que o jogo em Lisboa, no qual apenas o Sporting garantiu o empate ao cair do pano, terá servido de lição para o futuro. 

Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Midtjylland e Sporting, relativa à 2.ª mão do playoff de acesso aos oitavos da Liga Europa, a partir das 17h45 no Desporto ao Minuto

Leia Também: Midtjylland-Sporting: Hora de correr atrás do prejuízo (e da Europa)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório