Antigas internacionais celebram feito da seleção nacional feminina

As antigas internacionais Carla Couto e Edite Fernandes exultaram hoje com o apuramento da seleção feminina de futebol para o Mundial2023, um "momento único para o país" que surge após anos de "muito trabalho".

Notícia

© Getty Images

Lusa
22/02/2023 14:34 ‧ 22/02/2023 por Lusa

Desporto

Futebol feminino

Após 132 jogos e 39 golos pela seleção, Edite Fernandes acabou a carreira em 2021, então com 41 anos, e foi "lavada em lágrimas" que hoje viu, às primeiras horas da manhã, o apuramento histórico, na vitória contra os Camarões (2-1), na final do Grupo A do play-off intercontinental, disputado na Nova Zelândia.

"Foi um momento único para o país, para a nossa seleção e para todas as gerações que por lá passaram e representaram a seleção. (...) Deram o corpo às balas e conseguiram o feito em campo", explicou à agência Lusa.

Até a forma como foi conseguido, com um penálti nos descontos concretizado por Carole Costa, demonstra uma sina de "povo sofredor", disse, mas no cômputo geral "seria extremamente injusto" não conseguir a qualificação, até porque Portugal "teve as melhores ocasiões".

A antiga referência da seleção, com marcas recordistas na hora de alvejar a baliza, vê neste grupo um conjunto de atletas que "têm nítida noção e reconhecem que foi um longo percurso, ao desbravar caminhos", até este momento.

"Muitas destas miúdas passaram por mim com 18 e 19 anos. Há um conhecimento, amizade, carinho e cumplicidade. E, da parte delas, um reconhecimento, de um percurso longo, de várias gerações", comenta a antiga avançada, que envergou a camisola da seleção nacional pela última vez em setembro de 2016.

Em declarações ao canal da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Carole Costa lembrou precisamente Edite Fernandes e Carla Couto como símbolos das gerações anteriores, com a sua quota parte de direito a festejar o feito inédito.

"Chegámos a ser referências para elas, e é motivo de orgulho elas reconhecerem. Foi um longo caminho, de luta e sacrifícios, também com elas. Também tiveram de passar por todo o processo", considerou Edite Fernandes.

Aos 48 anos, Carla Couto (148 internacionalizações e 29 golos) ainda se cruzou com algumas das futebolistas que hoje fizeram história para o futebol português, e mostrou, à Lusa, ter um "orgulho enorme nesta conquista, um marco importante".

Este apuramento, considerou, é o culminar "da dedicação, trabalho e entrega tanto de atletas como dirigentes, associações, federações, sindicatos e clubes", e, por isso, "não podia estar mais feliz e orgulhosa" do feito.

A "palavra de apreço para quem tanto lutou numa outra era, e em outras condições", é devolvida com "muito carinho, amizade e consideração", além do reconhecimento do que "muito lutaram para que a modalidade se mantivesse viva e ativa" em Portugal.

Para a frente, e "pelo menos a nível internacional, é uma afirmação clara de potencial e valor", e Carla Couto espera que este seja "só o primeiro de muitos outros que virão", deixando um pedido para dentro de fronteiras.

"Em Portugal, que as pessoas comecem a olhar para nós de uma forma ainda mais consistente e séria, e que juntos possamos crescer cada vez mais, com cada vez melhores condições para estas atletas e para as que estão a começar. Isto já não tem volta a dar", vincou.

A seleção portuguesa feminina de futebol qualificou-se hoje para o Mundial de 2023, ao vencer os Camarões por 2-1, na final do Grupo A do play-off intercontinental, em Hamilton, na Nova Zelândia.

Uma grande penalidade apontada por Carole Costa, aos 90+4 minutos, selou a inédita qualificação lusa, depois de, aos 89, a camaronesa Ajara Nchout ter 'anulado' o tento inicial de Portugal, apontado por Diana Gomes, aos 22.

As comandadas de Francisco Neto juntam-se no Grupo E aos vice-campeões em título Países Baixos (23 de julho), ao Vietname (27) e aos detentores do troféu Estados Unidos (01 de agosto), de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.

Leia Também: Mundial feminino: Portugal chega ao 'cume' após percurso em crescendo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mbappé recorre às redes sociais para resumir temporada do Real Madrid

La Liga

Mbappé recorre às redes sociais para resumir temporada do Real Madrid

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Manchester City

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas