Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Jorge Mendes denunciado à Justiça por troca entre Barcelona e Valencia

Queixa de ex-dirigente do clube che também engloba o máximo acionista, Peter Lim, e os três presidentes já por este nomeados.

Jorge Mendes denunciado à Justiça por troca entre Barcelona e Valencia
Notícias ao Minuto

14:30 - 30/01/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Espanha

Miguel Zorío, antigo vice-presidente do Barcelona, apresentou, junto da Procuradoria Anticorrupção, uma denúncia formal contra Jorge Mendes, o acionista maioritário do clube, Peter Lim, e os três presidentes por este já nomeados, Amadeo Salvo, Layhoon Chan e Anil Murthy.

Em causa estão os dois negócios levados a cabo, em simultâneo, entre o emblema che e o Barcelona, no verão de 2019. Na altura, Neto Murara rumou a Camp Nou, a troco de 26 milhões de euros, mais nove milhões dependendo do cumprimento de objetivos, e Jasper Cillessen ao Mestalla, por 35 milhões de euros.

De acordo com o jornal espanhol Mundo Deportivo, o ex-dirigente acusa todos os envolvidos de terem levado a cabo uma "transação ilegal", que, entende, contempla "um delito de falsificação de contabilidade, pelo qual a Juventus italiana foi sancionada, na última semana".

Miguel Zorío alega que esta transferência teve como objetivo "evitar que Peter Lim tivesse de declarar mais de 30 milhões de euros em prejuízo na apresentação de resultados", pelo que, em causa, estaria, ainda, "apropriação indevida, administração desleal e corrupção".

"A participação de fundos de investigação e clubes ligados a Jorge Mendes nestes compromissos contempla delitos de administração desleal e corrupção entre particulares: Benfica Stars Fund ou Quality Sports Investments. Todos eles com a ajuda do presidente do Valencia", remata.

Leia Também: O ultimato que esteve na origem do divórcio entre Ronaldo e Jorge Mendes

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório