Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 23º

Tiago Monteiro no pódio

O piloto português Tiago Monteiro, que encerrou a última jornada do mundial de Turismo WTCC com um terceiro e um quarto lugares, disse hoje estar ainda surpreendido e prometeu trabalhar para lutar pelo campeonato em 2013. As duas corridas foram ganhas por Yvan Muller e Alain Menu, ambos da Chevrolet, com o título mundial a ser conquistado pelo colegas de equipa de ambos, Robert Huff.

Tiago Monteiro no pódio
Notícias ao Minuto

09:50 - 18/11/12 por Lusa

Desporto WTCC

"Ainda é difícil de acreditar que ao fim de três corridas, conseguimos aqui chegar ao pódio, em Macau sobretudo, e por isso estou ainda um bocado surpreendido, sinceramente", disse Tiago Monteiro ao salientar, contudo, que desde o início dos treinos que o Honda Civic estava muito rápido, mas ninguém sabia onde se podia chegar.

Na corrida, explicou, manteve-se o "bom ritmo" e estavam "muito rápidos" e soube aproveitar algumas oportunidades para se chegar mais à frente.

"Esse conjunto fez com que estivéssemos ali à luta com os azuis (Chevrolet) o que era inesperado. Se me perguntassem há 15 dias eu dizia que não e por isso tudo a equipa toda, a Honda e a equipa JAS, estão de parabéns mesmo", disse.

Com uma subida ao pódio e uma vítima portuguesa no Grande Prémio de Macau - Luís Carreira, piloto de motos perdeu a vida num acidente na quinta-feira - Tiago Monteiro dedicou o pódio ao seu compatriota, uma promessa feita a colegas do malogrado motociclista.

No entanto, sublinhou, "qualquer pódio é importante sobretudo para um projecto novo como o Honda - e este ano não sabíamos se íamos conseguir -, agora na última corrida em Macau é fantástico".

Comparando o Honda Civic a um bebé que tem apenas três corridas e que tem ainda muito caminho para crescer, nomeadamente através dos testes de inverno, Tiago Monteiro promete, por isso, muito trabalho e dedicação com a "ideia de lutar pelo campeonato".

"Vamos ver como estão os Chevrolet, quem é que está ao volante dos Chevrolet, sobretudo, mas o nosso objectivo é lutar pelo campeonato, vamos ver se é possível", afirmou.

Instado a comentar se as mortes afectam as prestações dos outros pilotos, Tiago Monteiro explicou a visão de cada um daqueles que ao entrar na pista sabe os riscos que corre, mas também tem de se egoísta para evitar colocar-se em perigo.

"A desconcentração pode ser um factor de acidentes e temos de ser um bocado egoístas e esquecer isso completamente. Nunca vamos esquecer a 100 %, principalmente quando acaba, mas quando vamos para a pista temos de esquecer porque pode ser perigoso para nós e para os outros", disse ao salientar que é "sempre difícil de aceitar" acidentes com mortes até pelo trabalho que tem sido feito em prol da segurança.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório