Costuma-se dizer que não devemos voltar onde já fomos felizes, mas Portugal regressa, esta terça-feira, ao estádio Lusail para defrontar a Suíça, em jogo dos oitavos de final do Mundial'2022, depois de já ter sorrido neste recinto.
Foi neste mesmo estádio que, na segunda-feira passada, a equipa das quinas carimbou o apuramento para os oitavos de final da competição, com uma vitória esclarecedora sobre o Uruguai (2-0).
Agora, é tempo de voltar ao maior estádio deste Mundial (80 mil espectadores) e alcançar uma nova vitória rumo a um novo regresso que todos esperamos que aconteça apenas a 18 de dezembro, data da final.
Inaugurado em 22 de novembro de 2021, este recinto, que é a peça central da nova metrópole de Lusail, a 15 quilómetros de Doha, reflete as tigelas artesanais encontradas em todo o mundo árabe e islâmico durante a ascensão desta civilização. Além disso, o seu design recria o jogo de luz e sombras da lanterna fanar.
De referir ainda que, e em nome do desenvolvimento sustentável, este estádio será posteriormente transformado num espaço comunitário de escolas, lojas, cafés, instalações desportivas e clínicas de saúde.
Localização
O Estádio Lusail localiza-se na recém-criada metrópole de Lusail, a cerca de 15 quilómetros do centro de Doha.
Capacidade
O Estádio Lusail tem uma lotação máxima de 80 mil espectadores.
Custo
O Estádio Lusail custou 767 milhões de dólares, aproximadamente 740 milhões de euros.
Caraterísticas
Tal como outros recintos, o Estádio Lusail será reaproveitado após a prova e tornar-se-á a joia da coroa desta metrópole qatari. Findo o Mundial'2022, este recinto contará com unidades habitacionais, lojas, pontos de alimentação, postos de saúde e até mesmo uma escola. Para além disso, recebeu uma classificação de 5 estrelas do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade Global.
Jogos agendados
6 de dezembro: Jogo dos oitavos-de-final entre o vencedor do Grupo H e o segundo classificado do Grupo G.
9 de dezembro: Jogo dos quartos-de-final entre o vencedores dos jogos 49 e 50.
13 de dezembro: Jogo das meias-finais entre os vencedores dos jogos 57 e 58.
18 de dezembro: Jogo da final do Mundial'2022.
Leia Também: "Ronaldo? Já vi as imagens e não gostei nada, não gostei mesmo nada"