Powered bySolverde
Disclaimer

"Portugal-Suíça? Estando o favoritismo teoricamente do nosso lado..."

Portugal precisa de ser "muito competente a nível mental, físico, tático e estratégico" para se impor à Suíça na terça-feira, nos oitavos de final do Mundial2022, adverte o futebolista luso Tomás Ribeiro, dos helvéticos do Grasshoppers.

Portugal v Uruguay: Group H - FIFA World Cup Qatar 2022

© Getty Images

Lusa
04/12/2022 09:07 ‧ 04/12/2022 por Lusa

Desporto

Tomás Ribeiro

"Portugal poderá esperar um jogo muito difícil, porque a Suíça tem demonstrado ser uma equipa muito competitiva e competente nos diversos momentos. Sente-se confortável a defender, é bastante compacta e tem jogadores muito experientes no miolo. Acredito que Portugal vai ter de praticar o seu melhor futebol para passar à fase seguinte", analisou à agência Lusa o defesa, a fazer a segunda época pelo sétimo colocado da Liga helvética.

Portugal, que venceu o Grupo H, defronta a Suíça, vice-líder da 'poule' G, na terça-feira, às 22:00 locais (19:00 em Lisboa), em Lusail, no Qatar, no derradeiro duelo dos 'oitavos' da principal competição de seleções, cuja 22.ª edição se estenderá até 18 de dezembro.

"Estando o favoritismo teoricamente mais do nosso lado, é provável que Portugal possa entrar numa toada atacante e com mais bola, enquanto a Suíça tenta perceber quais os espaços que melhor poderá aproveitar. Agora, dependendo da forma como o jogo estiver a decorrer, e se Portugal não conseguir fazer o golo logo nos primeiros minutos, a Suíça também tem todas as condições para reagir e assumir as operações com bola", reiterou.

Se a equipa das 'quinas' quer a terceira presença nos 'quartos' do Mundial, após 1966 e 2006, num total de oito fases finais, a 'nati' procura reintegrar o elenco dos oito finalistas como em 1934, 1938 e 1954, que valeram as melhores prestações em 12 participações.

"Como equipa ambiciosa que de certeza será, a Suíça quer chegar sempre o mais longe possível, mas acredito também que sabe que neste preciso momento tem pela frente um adversário muito difícil e estará a pensar jogo a jogo e não em chegar a uma final, ainda que esse seja sempre o objetivo. Agora, acho que tudo aquilo que conseguirem alcançar para além de terem passado a fase de grupos já é muito bom", afiançou Tomás Ribeiro.

O defesa, de 23 anos, lembra que a Suíça "criou muitos problemas às três seleções" do Grupo G, no qual venceu Camarões (1-0) e Sérvia (3-2) e perdeu com o pentacampeão Brasil (0-1), depois de ter dominado o Grupo C da fase de qualificação europeia, à frente da campeã continental Itália, que 'caiu', depois, no 'play-off' de acesso ao Mundial2022.

"Como se costuma dizer no futebol, a motivação antes dos jogos grandes é sempre mais fácil de ser passada entre os futebolistas, até pelo facto de a pressão estar um pouco do outro lado. Ou seja, isto acabará por mexer com a equipa [teoricamente menos favorita]. Como é óbvio, tendo jogadores já muito experientes, a Suíça facilmente irá passar essa mensagem para um grande jogo contra uma grande equipa como é Portugal", assinalou.

Tomás Ribeiro reitera a "grande qualidade como coletivo" dos helvéticos, que afastaram ainda a campeã mundial França nos oitavos de final do Euro2020, realizado em 2021, no desempate por penáltis, através do qual viriam a ceder diante da Espanha nos 'quartos'.

"Tem muito a ver com [a presença de] jogadores que já passaram ou que estão no topo. Eles separam muito bem os momentos de irem para cima do adversário e de estarem um pouco mais expectantes. No jogo de sexta-feira com a Sérvia, a Suíça mostrou-se muito tranquila a defender, mas, quando teve de reagir e dar a volta ao resultado, fê-lo com a maior naturalidade. A equipa está à vontade para assumir um ou outro papel", observou.

O avançado Breel Embolo (Mónaco) "tem feito um belíssimo Mundial e cria problemas às defesas contrárias", sobressaindo com dois golos numa seleção "recheada de jogadores de imensa experiência e nome", como atestam o médio e 'capitão' Granit Xhaka (Arsenal), o central Manuel Akanji (Manchester City) ou o extremo Xherdan Shaqiri (Chicago Fire).

"Não lhes faltam individualidades boas, mas, se formos a falar disso, também poderemos dizer que a nossa equipa está recheada delas. Primeiramente, penso que o jogo vai puxar bastante mais pelos coletivos, sendo que, às vezes, o individual se pode destacar. Portugal tem de estar muito concentrado em cada lance", notou Tomás Ribeiro, com dois golos em 13 partidas em 2022/23 pelo Grasshoppers, ao qual chegou oriundo do BSAD.

Sem histórico de embates em fases finais de Mundiais, Portugal e Suíça mediram forças em dose dupla em junho para o Grupo A2 da Liga das Nações, com um 'bis' do 'capitão' Cristiano Ronaldo e tentos de William Carvalho e João Cancelo a construírem a goleada lusa em Lisboa (4-0), sete dias antes de um golo solitário de Haris Seferovic, cedido pelo Benfica aos turcos do Galatasaray, ditar o êxito helvético no confronto de Genebra (0-1).

"Se há coisa que o futebol sempre nos demonstrou é que cada jogo é um jogo. Acima de tudo, Portugal terá de iniciar muito bem, sabendo que uma entrada muito boa em campo às vezes pode definir o curso da partida. Acho que estes jogos recentes vão dar apenas alguns parâmetros para que as duas equipas se estudem melhor uma à outra", concluiu.

Leia Também: "António Silva? Deus deu-lhe o dom de jogar futebol. Ele tem tudo"

Leia Também: "Podemos ser campeões do mundo. Não com esperança, digo com convicção"

Leia Também: "Erros defensivos de Portugal? Não me preocupa, estão lá os melhores"

Leia Também: Cristiano Ronaldo ainda não marcou em fases a eliminar dos Mundiais

Leia Também: Portugueses com histórico ligeiramente desfavorável frente aos suíços

Leia Também: Portugal só ultrapassou a barreira dos 'oitavos' por uma vez em Mundiais

Leia Também: Portugal procura afastar 'fantasmas' recentes e rumar aos 'quartos'

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Futsal

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Fórmula 1

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas