Manuel Fernandes rejeita pensar no empate com Uruguai

Portugal deve concentrar-se exclusivamente em vencer o Uruguai, na segunda-feira, em duelo da segunda jornada do Grupo H do Mundial2022, adverte o futebolista internacional luso Manuel Fernandes, rejeitando pensar no empate.

Notícia

© Getty Images

Lusa
27/11/2022 08:40 ‧ 27/11/2022 por Lusa

Desporto

Declarações

"Essa história de jogar para o empate normalmente dá errado e acaba sempre por gerar algum problema. Portugal tem todas as condições para chegar aos três pontos e garantir já o acesso à fase seguinte. Não me parece que se justifique estar a jogar para o empate. Se estivéssemos na última jornada e o empate servisse para dar essa passagem, então faria sentido. Agora, não me parece que estar a fazer isso ao segundo jogo seja a melhor forma de abordar as coisas", admitiu à agência Lusa o médio dos iranianos do Sepahan.

Portugal encara o Uruguai na segunda-feira, a partir das 22:00 locais (19:00 em Lisboa), em Lusail, no Qatar, no encontro de conclusão da segunda jornada do Mundial2022, que vai ser arbitrado pelo iraniano Alireza Faghani e começa seis horas depois do outro jogo do Grupo H, entre a Coreia do Sul, orientada por Paulo Bento, e o Gana, em Al Rayyan.

Os lusos lideram a 'poule', com três pontos, depois de terem derrotado na quinta-feira o Gana (3-2), quarto e último colocado, ainda a zero, enquanto Uruguai e Coreia de Sul repartem o segundo lugar, que também dará acesso aos oitavos de final, com um ponto.

Uma vitória colocará Portugal pela quinta vez, e segunda seguida, na fase a eliminar do maior torneio de seleções, superando, desde já, as campanhas em 1986, 2002 e 2014 e igualando, no mínimo, as prestações de 2010 e 2018, ambas culminadas nos 'oitavos'.

"O Uruguai vai a jogo com um bocado de urgência, porque não pode perder, mas há que ter em conta que, se empatar com Portugal e ganhar ao Gana no último jogo, ficará com uma forte possibilidade de passar. Não creio que eles entrem a atacar sem qualquer tipo de discernimento, mas a ver como é que as coisas acontecem desde o início", observou.

No jogo com o Gana, André Ayew (73 minutos) ainda respondeu ao penálti concretizado por Cristiano Ronaldo (65), que se tornou o primeiro jogador a marcar em cinco Mundiais, mas João Félix (78) e Rafael Leão (80) voltaram a adiantar Portugal, antes de Osman Bukari (89) selar o 3-2 e uma distração de Diogo Costa em tempo de compensação quase ter custado o empate.

"Será mais difícil do que foi a partida contra o Gana, que me pareceu um adversário mais acessível. Portugal sentiu mais dificuldades quando o Gana estava com um bloco baixo, mas o jogo melhorou para nós quando começou a ficar partido, sobretudo depois do 1-1. Deu a sensação de que o Gana poderia fazer algo, mas Portugal tornou-se perigoso com mais espaço. Creio que vai ser diferente frente ao Uruguai", analisou Manuel Fernandes.

Considerando que o selecionador Fernando Santos "não tem o hábito de alterar muito" o 'onze' inicial, numa altura em que o boletim clínico engloba Nuno Mendes e Otávio, que cumpriu 56 minutos face ao Gana, o médio, de 36 anos, lamenta a oscilação exibicional.

"Fizemos o 1-0 e automaticamente demos mais espaço ao opositor para jogar. Apesar de o Gana nada ter criado até àquele momento, não deixa de ser um Mundial e as equipas têm alguma qualidade. Portugal deu a sensação de ter objetivo cumprido, baixou linhas e concedeu iniciativa, reagindo após o 1-1. Fez dois golos muito rápidos até ao 3-1, mas lá relaxou mais uma vez e as coisas podiam ter ficado mais difíceis na reta final", lembrou.

Portugal disputa pela oitava ocasião, e sexta consecutiva, o principal torneio mundial de seleções, ao qual acedeu com êxitos ante Turquia (3-1) e Macedónia do Norte (2-0) no 'play-off', após ter sido superado pela Sérvia na liderança do Grupo A da zona europeia.

"Se temos dificuldades, acho que é mais por demérito nosso do que propriamente mérito do rival. Temos de nos recordar desse jogo na Sérvia [empate 2-2] e do golo anulado ao Cristiano Ronaldo. Apesar de não termos feito uma boa exibição, golo é golo. Em termos gerais, penso que o estilo de jogo é mais ou menos idêntico ao passado recente", notou.

Manuel Fernandes vê Portugal como "favorito" a vencer o Grupo H, seguido do Uruguai, dos sportinguistas Sebastián Coates e Manuel Ugarte e do ex-benfiquista Darwin Núñez, acreditando que os lusos "têm capacidade" para conquistar um inédito cetro mundial.

"Dependerá um pouco do quadro. Se, por alguma razão, Portugal passar à fase seguinte em primeiro e o Brasil em segundo, já é um desafio muito mais complicado. É preferível apanhar essas equipas numa fase mais avançada da prova. Há países que nos parecem mais fortes logo a abrir, como França, Brasil ou Espanha, mas foi só um jogo", concluiu o médio do Sepahan - treinado por José Morais -, que despontou pelo Benfica (2004-2007).

Com passagens pelos espanhóis do Valência (2007-2011), os turcos do Besiktas (2011-2014) ou dos russos do Lokomotiv Moscovo (2014-2019), Manuel Fernandes somou 15 internacionalizações e três golos na seleção 'AA' lusa, que representou no Mundial2018, despedindo-se como suplente utilizado na derrota diante do Uruguai (1-2), nos 'oitavos'.

Leia Também: Manuel Fernandes e a fórmula para Uruguai: "Dominador e assumir riscos"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis a curta reação de Cristiano Ronaldo à estreia do filho pela seleção

sub-15

Eis a curta reação de Cristiano Ronaldo à estreia do filho pela seleção

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas