O FC Porto venceu, esta quarta-feira, por 3-0, na BayerArena, o Leverkusen, num duelo relativo à 4. jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os dragões triunfaram com remates certeiros de Galeno e um bis de Taremi na marca dos 11 metros.
Com este resultado, os azuis e brancos isolam-se no segundo lugar do Grupo B, com seis pontos, a quatro do líder Club Brugge. O Atlético de Madrid segue no terceiro posto, com quatro, já o Leverkusen é último com apenas três.
Numa primeira parte de maior domínio germânico (dez remates contra três), acabou por ser Diogo o herói e o grande protagonista deste guião.
Logo aos seis minutos, o guardião azul e branco assiste para Galeno que, após uma corrida vertiginosa, tira um adversário da frente e remata sem hipótese para a baliza de Hradecky. De seguida, aos 16 minutos, Uribe comete falta sobre Bakker e na sequência do castigo máximo Diogo Costa voa e nega a felicidade a Demirbay, tornando-se assim o guarda-redes dos dragões com mais penáltis defendidos no clube (4). E não só. O ‘portero’ de 22 anos também se tornou o primeiro guarda-redes na Liga dos Campeões a assistir e a defender uma grande penalidade na mesma partida.
Aos 34 minutos, Diogo Costa, novamente gigante, a negar o golo a Bakker falha na cara de Diogo Costa, já dois minutos volvidos a BayerArena festejou, mas acabou por ser em vão já que antes do desvio fatal Adli desvia a bola com o braço.
No início da etapa complementar, Sérgio Conceição apostou na entrada de Evanilson para o lugar de João Mário. E cedo o dragão voou no marcador da BayerArena, desta feita de grande penalidade e... a dobrar. Taremi bisou na marca dos 11 metros e rubricou os primeiros remates certeiros na presente edição da Liga dos Campeões.
Porém, a ‘trincheira’ do FC Porto permanecia intacta graças às ‘asas’ de Dom Diogo que, até ao fim, ainda protagonizou mais três intervenções de enorme dificuldade.
Onze do Bayer Leverkusen: Hradecky; Hincapie, Tah, Bakker, Kossounou, Demirbay, Aránguiz, Adli, Hudson-Odoi, Diaby e Schick.
Suplentes do Bayer Leverkusen: Lomb, Lunev; Paulinho, Amiri, Tapsoba, Hlozek, Fosu-Mensah e Azhil
Onze do FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Fábio Cardoso, David Carmo, João Mário; Uribe, Eustáquio, Pepê, Otávio; Galeno e Taremi.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos; Marcano, Wendell, Grujic, Rodrigo Conceição, Bruno Costa, Bernardo Folha, Gonçalo Borges, Verón, Danny Namaso, Toni Martínez e Evanilson.
Antevisão: O Bayer Leverkusen recebe, esta quarta-feira, o FC Porto, em jogo a contar para a quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Depois do triunfo no Dragão, por 2-0, os azuis e brancos procuram alcançar aquela que pode ser a segunda vitória nesta fase de grupos, mas voam até solo germânico com uma 'baixa' de peso, já que o veterano defesa central Pepe está lesionado e vai desfalcar os atuais campeões nacionais durante as próximas semanas.
Um triunfo da equipa de Sérgio Conceição na Bay Arena deixa o FC Porto com reais hipóteses de seguir em frente para os oitavos de final da Liga dos Campeões, apesar das duas derrotas no arranque, perante um rival alemão que sofreu uma pequena 'revolução' em apenas uma semana.
O desaire em Portugal provocou a saída do suíço Gerardo Seoane, que deu lugar ao espanhol Xabi Alonso no comando técnico do Bayer Leverkusen. E o antigo jogador não podia pedir melhor estreia, uma vez que os farmacêuticos golearam no fim de semana o Schalke 04, por 4-0.
Leia Também: "FC Porto é uma das melhores equipas da Europa, mas estamos preparados"